Creme brulée. Sebastian Mary no Flickr

Creme brulée. Sebastian Mary no Flickr

Um clássico da pâtisserie francesa, o creme brulée, oferece uma dualidade maravilhosa: um creme untuoso, ligeiramente açucarado, bem perfumado com baunilha e escondido por um véu de caramelo crocante.

O creme brulée não se revela imediatamente. Para chegar até ele é preciso quebrar sua proteção de caramelo carregado de açúcar. No momento da degustação, somos surpreendidos pela mistura de texturas e sabores: o crocante dos pedacinhos de caramelo e a suavidade do creme com baunilha.

Esta excelente descrição do creme brulée é de autoria do chocolateiro Pierre Marcolini. Ela é tão perfeita que meu deu vontade de degustar o novo macaron lançado por este chef.

Macaron inspiração creme brulée de Marcolini

Macaron inspiração creme brulée de Marcolini

Seu macaron, inspirado no creme brulée, associa o mesmo efeito surpresa entre o que vemos e o que está maliciosamente escondido.

Ele é formado por duas partes, uma de côr caramelo e outra de côr amarelo dourado com manchinhas mais escuras. Elas exprimem o gosto do creme de baunilha. Durante a degustação encontramos, escondido no interior do macaron, um recheio de caramelo que cria o efeito surpresa.

Vendido somente durante o mês de março nas lojas Pierre Marcolini de Paris.

A minha preferida é a da rue Scribe, perto da Opera Garnier (veja aqui).

Karen Goldman, chef brasileira radicada em Paris, oferece dois tours gastronômicos nos quais você vai descobrir e degustar as iguarias da cozinha francesa, incluindo macarons. Para mais informações, clique aqui para mais informações.


MinhaViagemParis1Acesse o site Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.