Quando saímos de fininho, não sabemos se estamos nos comportando como os franceses ou como os ingleses.

De acordo com uma tradição européia, tanto os primeiros como os segundos são especialistas na matéria.

Na França, se a festa está de um tédio mortal, on file à l’anglaise (saímos à inglesa), quer dizer, pegamos nossos casacos e abrimos a porta como se fôssemos fumar um cigarrinho do lado de fora. No dia seguinte telefonamos para dar uma explicação duvidosa.

Na Inglaterra, em situação similar, a pessoa take a french leave (sai à francesa).

Se você fizer uma pequena pesquisa google encontrará em línguas diversas as mesmas duas expressões. Os alemães elegem os franceses na arte das eclipses discretas: franzosischen abschied nehmen; os italianos preferem os ingleses: andarsene all’inglese; os espanhõis se alinham com a escolha alemã: irse ala francesa

Uns dizem que a explicação desta dualidade se encontra na rivalidade histórica entre França e Inglaterra. Cada um atribuiria ao rival a paternidade do ato mal-educado.

A Aliança Francesa de São Paulo se debruçou sobre a questão e publicou um artigo provando que a expressão inglesa é mais antiga que a francesa. No século 18, o dicionário Oxford English associou a expressão to take a french leave à um antigo hábito da corte francesa. Nesta época, era considerado mal-educado interromper uma cerimônia ou uma festa somente para dizer adeus.

Na França, o dicionário Le Robert situa a versão francesa on file à l’anglaise no final do século 19.

O mesmo artigo considera o aparecimento das duas expressões como resultado de rivalidades, mesmo sabendo que alguns linguistas preferem a seguinte versão: no final do século 19, o verbo anglaiser significava roubar, daí o sentido de sair de maneira discreta, como um ladrão.

De acordo com a Aliança Francesa, os americanos se referem aos holandeses. No United States of America o cidadão to take dutche leave para escapar de uma situação enfandonha.


França Entre Amigos oferece transfers, traslados e passeios privativos de carro com motorista brasileiro por Paris e pela França.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.