Quando saímos de fininho – discretamente, sem dar tchau – não sabemos se estamos nos comportando como os franceses ou como os ingleses.

De acordo com uma tradição européia, tanto os primeiros como os segundos são especialistas na matéria.

| ONDE FICAR EM PARIS – DICAS DOS MELHORES BAIRROS E HOTÉIS |

França X Inglaterra

Na França, se a festa está de um tédio mortal, on file à l’anglaise (saímos à inglesa), quer dizer, pegamos nossos casacos e abrimos a porta como se fôssemos fumar um cigarrinho do lado de fora. No dia seguinte telefonamos para dar uma explicação duvidosa.

Na Inglaterra (e também no Brasil), em situação similar, a pessoa take a french leave (sai à francesa).

Se você fizer uma pequena pesquisa no Google encontrará em línguas diversas as mesmas duas expressões. Os alemães elegem os franceses na arte das eclipses discretas: franzosischen abschied nehmen; os italianos preferem os ingleses: andarsene all’inglese; os espanhõis se alinham com a escolha alemã: irse ala francesa

 


Não esqueça de fazer seu SEGURO VIAGEMum dos documentos necessários para entrar na França.

Compare os preços no site da Seguros Promo e use o código CONEXAO5 para obter 5% de desconto.

[seguros_promo_shortcode ideal_para=”1″ ideal_para_lbl=”Europa” tags=”fininho” theme=”card-large” coupon=”CONEXAO5″ show_logo=”false”/]


 

Qual expressão surgiu primeiro?

Uns dizem que a explicação desta dualidade se encontra na rivalidade histórica entre França e Inglaterra. Cada um atribuiria ao rival a paternidade do ato mal-educado.

A Aliança Francesa de São Paulo se debruçou sobre a questão e publicou um artigo provando que a expressão inglesa é mais antiga que a francesa. No século 18, o dicionário Oxford English associou a expressão to take a french leave à um antigo hábito da corte francesa. Nesta época, era considerado mal-educado interromper uma cerimônia ou uma festa somente para dizer adeus.

Na França, o dicionário Le Robert situa a versão francesa on file à l’anglaise no final do século 19.

| DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA ENTRAR NA FRANÇA |

O mesmo artigo considera o aparecimento das duas expressões como resultado de rivalidades, mesmo sabendo que alguns linguistas preferem a seguinte versão: no final do século 19, o verbo anglaiser significava roubar, daí o sentido de sair de maneira discreta, como um ladrão.

De acordo com a Aliança Francesa, os americanos se referem aos holandeses. Nos United States of America o cidadão take a dutch leave para escapar de uma situação enfandonha.

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para visiteparisape@gmail.com

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris