Um grande amigo vem à Paris todos os anos e, por não poder comer açúcar, sofre bastante. Um dia ele desabafou: Paris odeia os diabéticos!

E isso parece ser bem a verdade. Além da enorme quantidade de pães e doces maravilhosos a cada esquina, nunca há adoçante nos cafés e restaurantes e as opções de chocolates sem açúcar (ou com adoçantes) são praticamente inexistentes. Em contrapartida a maioria dos doces e sobremesas franceses levam bem menos açúcar do que os brasileiros (falamos sobre isso aqui) e os sucos comprados nos supermercados não têm adição de açúcar.

10592702_835198506595944_338159118185516530_n

A padaria e confeitaria Eugène

É tentando suprir essa falta que o auto-proclamado “diabético guloso” Christophe Eugène Touchet junto com o pâtissier Luc Baudin abriram a Eugène, uma pâtisserie/boulangerie que oferece doces e pães contendo menos açúcar, menos gordura e mais fibras. Todos os produtos foram criados pela dupla com a ajuda de médicos e passaram por uma série de testes antes de chegarem as prateleiras da loja.

Ingredientes

Nas receitas utilizadas na Eugène o açúcar não é totalmente eliminado, mas reduzido ao máximo e substituído, na medida do possível, por açúcares com baixo índice glicêmico ou por edulcorantes naturais. O objetivo é ter um baixo índice glicêmico geral sem perder o sabor.

2015-06-15-22.16.231-e1442917284241

Doce de framboesa

manteiga é substituída por óleos vegetais que contenham grandes quantidades de ômega 3 (óleo de linhaça, óleo de avelã) e ômega 6 (óleo de semente de uva). Pelas mesmas razões, o creme de leite é substituído por uma mousse de leite especial menos rica em gordura porém mais rica em fibras.

O chocolate da Eugène foi concebido e criado em colaboração com a empresa Cacao Barry, tendo como base os grands crus (Venezuela, Cuba, Gana) selecionados por Luc Baudin. A sacarose (açúcar simples de elevado índice glicêmico) foi substituída pelo maltitol (um forte adoçante natural de índice glicêmico quase inexistente), a fim de minimizar o impacto da glicemia do chocolate.

Os chocolates

Os chocolates

Com pouquíssimo açúcar e nenhuma manteiga é realmente um desafio fazer um doce com o sabor de um doce da tradição francesa. Ainda não provamos os produtos da Eugène mas ficamos tão animados com a iniciativa que resolvemos escrever um artigo mesmo assim. O objetivo é informá-los de todas as opções disponíveis em Paris. Muitos leitores frequentemente nos escrevem perguntando sobre locais que sirvam comida sem glúten (veja aqui), sem lactose ou vegetariana (veja aqui).

Eugène: 28 rue des Lombards, 75004. Metrô Châtelet, linhas 1, 4, 7, 11 e 14.


restaurantesConheça o guia do Conexão Paris Restaurante e Outras Delícias, à venda no site Minha Viagem Paris. O guia traz uma seleção  dos melhores restaurantes da cidade, além de queijarias, patisseries, caves, bares etc.

 

 

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para visiteparisape@gmail.com

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris