Paris possui dois bares-instituição no universo dos coquetéis: o Hemingway, situado dentro do Hotel Ritz e atualmente fechado para reformas, e o Harry’s New York que foi literalmente desmontado em Nova York, trazido para Paris e aqui remontado em 1911. O 1° é famoso por ser um dos locais prediletos do escritor Ernest Hemingway, o 2° por ser o local onde foi criado o bloody mary.

barhemingway

Bar Hemingway no Hotel Ritz (foto: Pablo Sanchez no Flickr)

Como tenho estado viciado em drinks (principalmente em gim tônica, o meu preferido nos anos 90) resolvi, em um domingo recente, conhecer o Harry’s Bar. Confesso que a escolha não foi das melhores pois domingo é o único dia onde não há pianista (veja a programação aqui) e o local estava meio vazio. Havia alguns casais de turistas curiosos que tomavam um drink e iam embora mas faltavam os clientes habituais e aquele algo a mais que torna um ambiente excitante e cativante.

12622477_1065947983464352_8222817283722989567_o

Harry’s New York Bar (foto retirada do Facebook do bar)

Enquanto estava saboreando meu gim tônica, meio entediado, comecei a pensar e a problematizar a situação. Várias vezes nós turistas nos impomos a “obrigação” de conhecer certos locais (bares, cafés, restaurantes) tradicionais das cidades que visitamos. Lugares que foram influentes e importantes em outra época ou que foram frequentados, em um passado distante, por escritores, pintores e artistas mas que, hoje em dia, não têm muito mais a acrescentar.

Não seria mais interessante aproveitar o pouco e precioso tempo que temos como turista e ir a um bar, café ou restaurante que melhor traduzissem o espírito da cidade que estamos visitando? Ou ir àquele bar na esquina do hotel, sem fama, mas cheio de moradores das redondezas que podem nos passar dicas preciosas? E que tal um local com uma boa mistura de habitués e turistas, nativos e forasteiros que faz o ambiente vivo e pulsante? Imediatamente pensei no Avant Comptoir e no Mama Shelter. Quem sabe em algumas anos esses locais serão o novo Harry’s Bar – cheios de histórias para contar – e você poderá dizer que já o frequentou quando esteve em Paris.

P.S.: apesar da problematização pretendo voltar ao Harry’s Bar no dia que o pianista estiver tocando.

Bar Hemingway: 15 Place Vendôme, 75001

Harry’s New York Bar: 5 rue Daunou75002


restaurantesConheça o guia do Conexão Paris Restaurante e Outras Delícias, à venda na nossa lojinha. O guia traz uma seleção  dos melhores restaurantes da cidade, além de queijarias, patisseries, caves, bares etc.


França Entre Amigos oferece transfers, traslados e passeios privativos de carro com motorista brasileiro por Paris e pela França.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.