Para a nossa série “Brasileiros em Paris”, Dione Occhipinti, autora dos guias Paris Moda: do alto luxo ao luxo acessível e O Bom e o Barato das Compras em Paris, pediu à estilista Virgínia Neves, atualmente trabalhando na marca de luxo Elie Saab, que contasse a sua trajetória de vida e revelasse um pouco da sua Paris.

Por Virgínia Neves

IMG_0640

A estilista Virgínia Neves e Dione Occhipinti

O exercício de me descrever nunca me foi muito fácil, mas vamos lá…

Moro em Paris há 8 anos e meio. Desde adolescente idealizei minha vinda pra cá. Sempre busquei a aventura, o desconhecido, a imersão em diferentes culturas e o sentimento de liberdade proporcionado por metrópoles como Paris.

O trabalho sempre me guiou de uma certa forma nas minhas escolhas de vida. Meu princípio na vida profissional foi o de ter a melhor formação possível.

28899_1390669120149_3094286_n

Virgínia Neves e o difícil exercício de se revelar

A arte e ilustração fazem parte do meu universo desde a infância e o estilismo foi uma escolha improvável pra mim. Belas artes, nessa época era minha opção número um, mas por força maior não pude fazer a prova de vestibular.

O começo do meu percurso na moda começou em Belo Horizonte, quando entrei na escola de estilismo e design da Universidade FUMEC. Em 2007, troquei Belo Horizonte por Paris para estudar alta costura e o savoir faire français. Logo após minha formação comecei a trabalhar e desde então estou aqui…

Minha vida parisiense não foi sempre glamorosa, ao contrário, no início foi um processo longo e doloroso. E a cada vitória eu quis ir mais longe…

Me formei na École Supérieure des Arts et Techniques de la Mode, Estudei também na St Martins School de Londres.

Passei por algumas maisons como Isabel Marant, Emanuel Ungaro e Vionnet.

Há 3 anos faço parte da equipe criativa da maison Elie Saab, marca pela qual tenho um afeto particular e que é uma fonte inesgotável de inspiração.

Loja da Elie Saab na região da avenida Champs Élysées

Loja da Elie Saab na região da avenida Champs Élysées

Paris é uma cidade cosmopolita que tem várias faces. De tempos em tempos jovens talentos do mundo inteiro contribuem com o seu savoir faire na gastronomia, na decoração e no design.

Posso aconselhar alguns dos meus lugares preferidos do momento…

Ultimamente ando adorando o novo conceito: comida gastronômica mais cocktail time! Dois restaurantes absolutamente lindos, autênticos e deliciosos que têm esse combo são o Ober Mama na região de Oberkampf.

[nota do Conexão Paris: também adoramos o Ober Mamma, leiam nosso artigo sobre ele aqui]

OM4

O salão principal do Ober Mamma (foto: Thibault Charpentier @hebdomania)

E o 52 Faubourg Saint-Denis que por acaso fica no meu cantinho preferido: Strasbourg – Saint Denis.

Esta é uma área boêmia, jovem e cheia de locais dirigidos pela nova geração de chefs, empresários, artistas.

Outro lugar que amo e onde reside a minha vista preferida da cidade é a região de Abbesses em Montmartre. Uma outra Paris, completamente mágica, no alto da cidade, residência de artistas, cheia de ruas misteriosas e vistas pra cidade.

Meus fins de semana se passam na maioria das vezes neste locais, almoço com amigos, ou uma baladinha, uma exposição ou nada disto: 12 horas de sofá é uma ótima pedida pra quem trabalha na indústria da moda em Paris!


Conheça o guia de moda ParisModaParis: do alto luxo ao luxo acessível, escrito pela personal stylist Dione Ochippinti, e descubra os endereços que fazem de Paris a capital da moda. À venda no nosso site Minha Viagem Paris.

 

 

 


A Travel Wifi aluga dispositivos portáteis que fornecem conexão wifi e também vende chips para celular que funcionam na França e Europa.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.