Conheça a história e aprenda uma receita de cassoulet – um dos pratos mais importantes e deliciosos da cultura francesa.

Por Karen Goldman, chef brasileira radicada em Paris

ONDE FICAR EM PARIS – DICAS DOS MELHORES BAIRROS E HOTÉIS

 

Reza uma das lendas mais difundidas do cassoulet que Castelnaudary, cidade situada na região de Languedoc-Roussillon, sudeste da França, foi cercada durante a Guerra dos Cem Anos pelos ingleses e ficou semanas sem abastecimentos.

A população, para não passar fome, fazia ensopados com tudo que houvesse a disposição: feijões brancos (típicos da agricultura local), porcos, aves, legumes…

Assim nasceu um dos pratos mais tradicionais da França.

cassoulet

Castelnaudary, a capital mundial do cassoulet. Foto: Miracle design no Flickr

Castelnaudary ficou conhecida como a capital mundial do cassoulet.

Mas o cassoulet é um prato tão importante na cultura local que três cidades desta região disputam a fama de fazer o melhor de todos.

Para manter a paz regional, os franceses decidiram que as três cidades são o Pai (Castelnaudary), o Filho (Carcassonne) e o Espírito Santo (Toulouse) do cassoulet.

cassoulet

Um delicioso cassoulet. Foto: Stuart Mudie no Flickr

 


Não esqueça de contratar seu seguro viagemum dos documentos necessários para entrar na França.

Seguros Promo

Compare os preços no site da Seguros Promo e use o código CONEXAO5 para obter 5% de desconto.


 

Receita Cassoulet para 8 pessoas

Tempo de praparo: 1 noite (para os feijões) e 3h
Grau de dificuldade: médio

Ingredientes:

  • 750 g de feijão branco
  • 16 chouriços curados
  • 8 linguiças
  • 4 bacons
  • 4 bacons defumados
  • 4 coxas de pato confitadas (senão tiver use 6 coxas de frango cozido)
  • 70 g de pasta de tomate
  • farinha de rosca
  • alho, tomilho, louro
  • sal e pimenta

Modo de preparo:

No dia anterior, deixe os feijões de molho em água fria da noite pro dia.

No dia seguinte escorra e coloque para cozinhar em uma panela, coberto com água fria, sem sal, com 5 ou 6 dentes de alho, tomilho e louro por uma boa meia hora. Em seguida, retire os dentes de alho e transfira tudo para uma panela maior, cubra com mais um pouco de água. Adicione o extrato de tomate, as fatias de lingüiça, o bacon defumado cortado em pedaços, mais 3 dentes de alho e volte a ferver .

Em uma frigideira, frite as fatias de bacon, em seguida adicione as salsichas. Descarte o excesso de gordura e leve tudo isso para a panela com o feijão. Junte sal, pimenta e deixe cozinhar em fogo baixo por 1 hora mexendo ocasionalmente.

Limpe as coxas de pato confitadas, tire o excesso de gordura e adicione à panela, verifique o tempero e deixe cozinhar mais meia hora.

 


Compre ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, França e Europa no Tiqets.

Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.


 

Pré-aqueça o forno a 110° C.

Pegue duas assadeira grandes e altas, esfregue com alho, em seguida, espalhe delicadamente o conteúdo da panela. Em seguida, polvilhe com a farinha de rosca e leve ao forno.

Verifique regularmente se a preparação cozinha lentamente, se há bastante caldo, o feijão precisa ficar coberto. De tempos em tempos, pressione as carnes para colocá-las dentro do caldo.

Deixe cozinhar mais 40 minutos, deixe esfriar por 1 hora e volte a cozinhar durante uma hora se for servi-lo no mesmo dia.

O cassoulet fica ainda melhor reaquecido no dia seguinte.

Fontaine de Mars cassoulet

Fontaine de Mars, perto da torre Eiffel. Foto: Melanie Seasons no Flickr

Para mim, o melhor cassoulet de Paris é da La Fontaine de Mars (129 Rue Saint-Dominique, 75007 Paris. Metrô linha 8, estação École Militaire).

Outras receitas de pratos franceses típicos:

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para visiteparisape@gmail.com

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris