Torta de framboesa, éclair (a famosa bomba, em português), financier, Saint-Honoré, Babá au Rhum… A lista de doces tradicionais franceses é grande. E a pâtisserie é um dos destaques da culinária francesa.

Em Paris, existem patisseries excelentes – algumas comandadas por chefs-patissiers famosos ou especializadas em alguma receita específica (leia aqui os melhores endereços de Paris). Comer um millefeuille do Jacques Genin ou os macarrons do Pierre Hermé são experiências inesquecíveis. Ou ainda uma éclair na L’Éclair de Genie, uma Madeleine na Mesdemoiselles Madeleines ou um profiterole da Profiterole Chérie.

As éclairs (bombas) da Éclair de Genie

As éclairs (bombas) da Éclair de Genie

Mas, assim como não bebemos um grande vinho todos os dias, as grandes patisseries são para momentos especiais. Afinal, uma simples éclair chega a custar 7 euros.

No dia-a-dia, são nas padarias que adoçamos a vida. Sim, pode ser que não seja a melhor éclair de todos os tempos, mas a vida não é feitas só dos melhores, não é mesmo? Uma singela tortinha de framboesa no meio da tarde alegra a vida.

Maison Collet: típica padaria-confeitaria em Paris

Maison Collet: típica padaria-confeitaria em Paris

E as tradicionais boulangeries-pâtisseries dão um charme especial à cidade. Em toda esquina de Paris, há uma padaria que também é patisserie, com suas lindas vitrines adocicadas.

Doces típicos à venda nas padarias-confeitarias

Doces típicos à venda nas padarias-confeitarias

No video abaixo, apresentamos uma tradicional boulangerie-patisserie parisiense, a Maison Collet, e seu chef-patissier.

Maison Collet

100 Rue Montorgueil | 75002

Leia também:

E conheça os outros personagens de Paris: