Como essa loja consegue sobreviver? Quem entra aqui?

Sempre me faço essas perguntas enquanto ando pelas ruas de Paris. Por toda a cidade, há lojinhas de pequenos comerciantes que parecem imunes ao tempo –  armarinhos, lojinhas especializadas em coisas-que-ninguém-sabe-para-que-servem, artesões ou simplesmente um comércio de bairro pequeno, sem nenhum grande atrativo.

A verdade é que os pequenos comerciantes fazem parte da cultura e do charme da cidade. Paris conta com 62 mil pequenos comércios, uma média de 28 lojas para cada mil habitantes. Para você ter uma ideia do tipo de lojinha que existe em Paris, fizemos um vídeo no armarinho Ultramod (14 Rue Monsigny |  75002), especializado em aviamentos para decoração de chapéus.

Marc, o personagem do vídeo acima, e outros pequenos comerciantes conseguem sobreviver à concorrência das grandes redes graças a medidas protetoras do Estado.

Uma das medidas, por exemplo, é a proibição da abertura dos grandes comércios aos domingos, dia em que apenas pequenas mercearias de bairro se encontram abertas. Essa medida começa a se flexibilizar – Paris agora terá 12 áreas turísticas onde o comércio poderá funcionar aos domingos (veja aqui) – e preocupa os comerciantes e políticos.

Recentemente, a prefeita Hidalo lançou um projeto de defesa do pequeno comerciante, visando garantir sua sobrevivência e destinando 52,9 milhões de euros para ações de proteção e incentivo, como a garantia de aluguéis que cabem no bolso da lojinha.

Enquanto isso, Paris consegue manter o charme das pequenas lojinhas de bairro.

Além do armarinho do Marc, veja abaixo alguns exemplos de pequenas lojinhas que contribuem para o charme de Paris:

  • Les Boîtes à Musique Anna Joliet vende apenas caixinhas de músicas lindas. Sob as arcadas do palais Royal (9 Rue de Beaujolais, 75001)
  • Le Petit Supermarché: mercearia de bairro que vende alimentos super selecionados de pequenos produtores. Como essa, há diversas de mercearias e pequenos restaurantes que seguem o modelo bio (orgânico) e privilegiam o “feito local”, os pequenos produtores. (147 rue Ordener, 75018)
petitsupermarche

Le Petit Supermarché, mercearia de produtos frescos e de qualidade

  • La Maison du Cerf Volant vende apenas pipas e papagaios (7 Rue de Prague, 75012)
Loja especializada em pipas, em Paris

Loja especializada em pipas, em Paris

  • Shakeaspeare and Company, a famosa livraria de livros em inglês nas margens do Sena.
Livraria Shakespeare and Company

Livraria Shakespeare and Company. Foto de Vassil Tzvetanov no Flickr

  • À l’Oriental, também sob as arcadas do Palais Royal, é uma caverna de AliBaba dos cachimbos.
A vitrine da loja de cachimbos À l’Oriental. Foto do site da proprietária.

A vitrine da loja de cachimbos À l’Oriental. Foto do site da proprietária.

Pain d'Épice: lojinha de brinquedos

Pain d’Épice: lojinha de brinquedos

Conheça outros personagens de Paris:

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para visiteparisape@gmail.com

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris