A Dordogne e o Périgord possuem jardins notáveis. Quando lá estive em maio 2015, visitei dois considerados como os mais bonitos.

Os Jardins Suspendues de Marqueyssac se encontram perto de duas cidades imperdíveis da região, Sarlat e Beynac/Cazenac.

Eles se espalham em torno de um castelo simples – não vale a pena visitá-lo – e oferecem uma bela vista do vale do rio La Dordogne.

Anos atrás descobri este jardim através de fotos e decidi conhecê-lo quando estivesse na região. Confesso que estava com medo do contraste entre a lembrança de fotos maravilhosas e a realidade.

Jardim de Marqueyssac

Jardim de Marqueyssac

Marqueyssac é realmente bonito e merece ser visitado com calma. Ele oferece seis km de trilhas e percursos de caminhada.

Ele é ao mesmo tempo romântico e pitoresco com seus arbustos plantados no século 19, podados e trabalhados com fantasia.

Jardim Marqueyssac

Jardim Marqueyssac

Ele é o jardim mais visitado da região tanto pelos turistas como pelos habitantes da Dordogne.

Marqueyssac oferece atrações para as crianças e faz parte dos passeios familiares dos fins de semana e férias escolares.

Belvedere de Marqueyssac

Belvedere de Marqueyssac

Do ponto mais alto a 192 m de altura– o Belvédére de la Dordogne – temos a vista do vale.

Marqueyssac está aberto o ano todo. Abril, maio, junho e setembro das 10h até 19h. Julho e agosto das 9h até 20h. Fevereiro, março, outubro e até 11 de novembro das 10h até 18h. De 12 novembro até fim de janeiro das 14h até 17h.

Jardim Manoir d'Eyrignac

Jardim Manoir d’Eyrignac

O segundo jardim notável da Dordogne é o Jardin du Manoir d’Eyrignac, classificado como um belo exemplo da arte topiária francesa. Ele se encontra também perto de Sarlat e possui 10 hectares de esculturas vegetais. Ele não é tão conhecido como o Jardim Marqueyssac e é o meu preferido. Foi um prazer enorme passar algumas horas cercada por formas, cores e plantas maravilhosas.

Eyrignac possui 7 jardins, todos interessantes. Mas os mais bonitos são :

Arte topiária

Arte topiária

Arte topiária

Arte topiária

. as Esculturas Vegetais : visita dos canteiros onde sobressaem os vegetais da arte topiária.

Toque chinês em Eyrignac

Toque chinês em Eyrignac

. a Pagode Chinesa : no século 18 a cultura chinesa foi uma moda seguida pela elite da época. Para lembrar esta época, a Pagode Chinesa instalada no final da Allée des Charmes lembra este período da história francesa.

Residência dos proprietários do jardim

Residência dos proprietários do jardim

Jardim perto do Manoir

Jardim perto do Manoir

. o Manoir de Artaban : a palavra manoir quer dizer residência nobre situada em área agrícola ou no campo. A casa data do século 17 e se encontra no centro de jardins deslumbrantes. Hoje ela é a residência dos proprietários do jardim.

Jardim d'Eyrignac

Jardim d’Eyrignac

. os Jardins Franceses : jardins de estilo francês são canteiros decorados com plantas em forma de arabescos. Eles eram criados para serem vistos do alto, à partir do primeiro andar dos castelos. Em Eyrignac existe somente um canteiro neste estilo, visível do primeiro andar do Manoir. Todos os outros resultam da mistura de dois estilos, francês e italiano, que não exigem serem apreciados de um ponto elevado.

Jardim Branco

Jardim Branco

. o Jardim Branco é um espaço onde predominam as cores branca das flores e o verde dos vegetais. Este jardim é o mais poético de todos com guirlandas, bancos, fontes e esculturas. Ele fica florido do final de maio até o início do inverno.

O proprietário de Eyrignac, Patrick Sermadiras, oferece a possibilidade de visitarmos seus jardins em sua companhia. Esta opção custa entre 20 e 75 euros por pessoa em função do número de participantes. Os visitantes podem tomar um lanche ou aperitivo com o proprietário, no interior do Manoir, por 20 euros por pessoa.

O proprietário e sua esposa oferecem também um curso de Life Style “Como organizar uma recepção” onde são abordados temas como serviço, decoração da mesa e decoração floral, protocolo. Preço: 100 euros por pessoa.

Os apaixonados pela arte topiaria que gostariam de aprender a podar e manejar as ferramentas e instrumentos necessários à esta especialidade podem consultar o especialista do jardim que explica qual os vegetais apropriados para a poda, quais os motivos e formas geométricas adaptados ao estilo Jardim Francês e como manter e cuidar dos topiarios.

Restaurante de Eyrignac

Restaurante de Eyrignac

O Manoir possui um restaurante agradável e elegante que oferece almoço das 12h até 15h. Em seguida ele permanece aberto para lanches. Os menus do almoço custam entre 17 e 22 euros. O restaurante abre de 1º de abril até 31 de outubro.

O jardim fica aberto o ano todos mas o ideal é visitá-lo a partir do final de maio até meados de outubro.

Aberto de janeiro a março das 10h30 a 12h30 etde 14h30 até escurecer. No mês de abril de 10h a 19h. De maio a setembro das de 9h30 a 19h. Em outubro das 10h até anoitecer. Novembro e dezembro de 10h30 a 12h30 e de 14h30 até o anoitecer.

Les Jardins du Manoir d’Eyrignac, Salegnac Dordogne.

Para ir de Paris até a Dordogne ou Périgord

  • Trem: Compre sua passagem antecipadamente – clique aqui – para garantir os melhores preços.
  • Carro: Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França aqui.
  • Ônibus: Consulte valores e faça a compra da passagem pelo site da empresa de ônibus OuiBus.

 

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para visiteparisape@gmail.com

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris