Mel de Paris

Mel de Paris

Paris acolhe a COP e resumimos para vocês artigos publicados na mídia francesa sobre as « boas ações » ecológicas parisienses.

Na área governamental

. a mais simpática de todas é a proteção das abelhas. A prefeitura de Paris decidiu defender este inseto emblemático lutando contra oos pesticidas, OGM e outros produtos tóxicos. Não sei se vocês sabem, Paris possui uma grande « comunidade » de abelhas que adoram seus jardins e parques. A fabricação de mel parisiense é intensa e muitos deles são famosos como o Mel da Opera. Paris possui vários apicultores e entre eles Marc Perret e Audric. O primeiro com colméias no teto da Prefeitura do Marais e do Ministério das Finanças e o segundo com colmeias nos jardins dos Invalides, no teto do Museu Orsay e na Escola Militar com vista para a torre Eiffel. Estes méis são vendido na Lafayette Gourmet, na loja do Musée d’Orsay, na loja do Museu des Invalides.e na Grande Épicerie de Paris.

. a prefeita de Paris desenvolve uma política de redução das áreas de circulação de carros em benefício das áreas pedestres. A ação mais espetacular e visível foi o retorno – sobretudo na rive gauche – das margens do Sena para uso exclusivo dos cidadãos.

. a prefeitura se preocupa também com o aumento dos espaços verdes incluindo criação de novos jardins e parques assim como a plantação de 20.000 árvores suplementares até 2020 nos jardins, nas escolas e nas ruas. Estou feliz com seis novas árvoras vizinhas, recentemente transplantadas.

. Anne Hidalgo prevê para 2020 a proibição de veículos a diesel em Paris.

Qualidade do ar de Paris

Qualidade do ar de Paris

Na área não governamental

Várias ONG e associações independentes que lutam contra a poluição estão presentes na França e em Paris.

. Airparif está encarregada de vigiar a qualidade do ar. Ontem, enquanto escrevia este artigo, consultei Airparif e a poluição do ar era qualificade de Fraca.

. Réseau Action Climat é a representante francesa da Climate Action Network International. No Réseau Action Climat encontramos por exemplo Greenpeace, WWF, Les Amis de la Terre e FUB – Féderation Française des Usagers de la Bicyclette.

Documentário Demain

Documentário Demain

Na área cultural

Neste área gostaria de indicar o fime francês Demain – Amanhã – realizado por Mélanie Laurent e Cyril Dion, grandes defensores da natureza. Não se trata de um documentário de denúncia e sim uma obra otimista apresentando soluções. Eles percorreram o mundo e entrevistaram novos atores, na área de agricultura, energia, economia e educação, que estão abrindo novos caminhos para preservarem o mundo futuro. O documentário estará nos cinemas parisienses a partir de 1 de dezembro 2015.

Exit no museu Palais de Tokyo

Exit no museu Palais de Tokyo

Indico também a instalação/vídeo Exit no museu Palais de Tokyo. Obra imersiva com a projeção em 360º de seis mapas animados mostrando as migrações urbanas, as catástrofes naturais, os mares que sobem, as cidades que desaparecem, as desflorestações…Esta obra é continuamente atualizada e causa grande impacto.

Site do Apiculter de Paris e aqui também.

Site do Airparif.

Site do Réseau Action Climat.