Milhares de turistas escolhem Paris para passar as festas de fim de ano e muitos deles optam por comemorar o réveillon nas ruas da cidade. Os 3 locais onde tradicionalmente as pessoas (turistas e locais) se juntam para a passagem do ano são a avenida Champs Élysées, a Torre Eiffel e o Trocadéro. Oficialmente não há (ou havia) comemorações ou eventos organizados pela prefeitura nesses pontos, eles são somente locais emblemáticos da cidade. No caso da Torre, ela pisca habitualmente a cada hora, o que tem um significado especial na virada do ano.

arc2015

Fogos no Arco do Triunfo (foto: AP/CHRISTOPHE ENA)

Foi somente no réveillon de 2014 que a prefeitura de Paris organizou um espetáculo de luzes e fogos no Arco do Triunfo, no topo da avenida Champs Élysées (leia nosso artigo aqui). O evento não foi tão grandioso quanto os fogos do dia 14 de julho mas, pelo menos, a data não passou em branco como vinha acontecendo desde sempre em Paris. Nesses tempos atuais de atentados, em que o governo vive dia a dia, a prefeitura ainda não confirmou nem cancelou o evento desse ano. Estamos no aguardo…

Sabe-se, no entanto, que todos esses locais terão uma forte vigilância e proteção. Não só devido aos atentados mas também a fim de evitar a violência e confusões comuns nas grandes aglomerações urbanas. É “proibido” ficar bêbado! Quem for pego vagando embriagado pode ser levado para as celas de “desembriagamento” e receber uma multa de até 135€. As garrafas de vidro também são proibidas nesses 3 locais entre 20:00 do dia 31/12 e 05:00 do dia 01/01, ou seja, nem estourar uma champanhe à meia-noite será possível! Os fogos de artifício também são proibidos no período das festas de fim de ano. Paris é uma cidade que pega fogo fácil.

O Conexão Paris sempre aconselhou seus leitores a evitar as ruas nesse dia devido ao frio, à multidão e à dificuldade para voltar para casa. Sempre sugerimos a dobradinha “espetáculo + jantar”. Temos um artigo com dicas de espetáculos, clique aqui.

Para quem procura uma noite animada com jantar e festa, nós indicamos o restaurante Alcazar em Saint Germain (clique aqui). Para quem prefere uma noite divertida com espetáculo e DJ, indicamos o cabaré Paradis Latin (clique aqui). Para quem prefere uma noite romântica mas também animada, nós indicamos o passeio de barco pelo Sena com jantar (opção de jantar à bordo ou no cais, clique aqui).