Por Karen Goldman, idealizadora dos roteiros gastronômicos do Conexão Paris

Novos lugares especializados em um único ingrediente brotam, dia sim dia não, nas ruas parisienses.

Citando alguns, já temos por aqui maisons dedicadas às brioches (leia aqui), aos éclairs, ao tiramissu (leia aqui), às madeleines (leia aqui).

chantilly-2.2

Agora chegou a vez do creme chantilly, o mais reputado creme francês.

O que diferencia o creme da Maison de la Chantilly dos demais cremes chantillys de Paris? A qualidade, claro.

La Maison de la Chantilly

La Maison de la Chantilly

A matéria prima vem de um produtor que se encontra no centro da França, selecionado pelos proprietários da loja após visita a vinte fornecedores. Ou seja, é sem sombra de dúvida de primeiríssima qualidade. Beirando o espetacular.

Casquinha crocante e creme chantilly

Casquinha crocante e creme chantilly

Na Maison de la Chantilly, o creme pode ser comprado e degustado de várias maneiras. Em potes pequenos ou em grandes embalagens de mais de um litro. Em casquinhas de sorvete ou em copos.

Em forma de sobremesas preparadas na hora como, por exemplo, o célebre Fontainebleau, um bolo cremoso feito com iorgurte e chantilly. Ou então a sobremesa chamada pavlova feita de suspiros, chantilly e frutas da estação. Podemos degustar também os famosos profiteroles com chantilly, a clássica pâtisserie francesa.

Chocolate com chantilly

Chocolate com chantilly

Sem nos esquecermos do chocolate quente com uma bela porção de chantilly por cima, obviamente.

Para fechar todas as declinações do emprego do chantilly, La Maison de la Chantilly oferece também receitas inovadoras que mostram como este creme funciona bem com receitas salgadas. Não provei, mas também não duvido!

Maison de la Chantilly: 47 rue Cler, 75007 Paris. Aberta de terça a domingo das 10h até 19h.

Não poderia terminar este post sem deixar aqui a receita clássica do Chantilly.

Ingredientes:

250 ml de creme de leite fresco, não pode ser light;

25g de açúcar de confeiteiro.

O creme e o recipiente onde voce fará a receita devem estar frios. Eu os coloco cerca de 15 minutos no congelador antes de começar a receita.
Misture o creme de leite com o açúcar de confeiteiro no recipiente recém tirado do congelador, misture com um batedor de arame e depois bata na batedeira. Bata delicadamente no início e aumente a velocidade gradativamente.

O creme está pronto quando ele forma um bico no fim do batedor.

Clique aqui e veja no site Minha Viagem Paris os roteiros gastronômicos elaborados pela Karen.

Castelo de Chantilly

Castelo de Chantilly

Observação do Conexão Paris: não sei se você sabe, mas o creme chantilly foi inventado nas cozinhas do Castelo de Chantilly, na ocasião de uma festa suntuosa em homenagem a Louis XIV. Se você não conhece ainda o Castelo de Chantilly e quiser visitá-lo, clique aqui para ler nosso artigo.

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para visiteparisape@gmail.com

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris