A tradição de festejar Halloween está associada à cultura irlandesa, inglesa, canadense, australiana e americana. Muitos pensam que a abóbora iluminada está totalmente fora do contexto francês.

Na verdade, em algumas regiões francesas, utilizar a beterraba para criar máscaras iluminadas e suspensas em longas varas foi um hábito comum. Isto se passava perto da festa dos mortos, a Toussaint do calendário francês.

Na Bretanha, na Lorraine, na Moselle, crianças francesas esculpiam em beterrabas cabeças horrorosas para assustar os passantes e festejar o fim das colheitas e dos duros trabalhos dos camponeses. Em seguida, iluminadas por velas, elas eram colocadas nos peitoris das janelas, nas encruzilhadas e nos cemitérios.

Nos anos 1990, quando a festa Halloween da cultura anglo saxônica desembarcou na Europa, ela simplesmente deu continuidade à um costume antigo.

Halloween é um grande sucesso junto ao público francês. Basta dizer que a festa Halloween de Disney Paris, dia 31 de outubro, já está completa há dias.

Se você gosta de arrepios, teias de aranha, caveiras, gritos e sussurros, veja a seleção de artigos abaixo.

Manoir de Paris

Manoir de Paris

No Manoir, os arrepios e gritos são garantidos. O Manoir de Paris coloca em cena um percurso de terror inspirado nas lendas da cidade: os crocodilos dos esgotos de Paris, os esqueletos das Catacumbas, o fantasma da Ópera, a prisão do Máscara de Ferro, a cave dos vampiros, o barbeiro sanguinário, o corcunda de Notre Dame e muitos outros. Leia nosso artigo clicando aqui.

Catacumbas de Paris

Catacumbas de Paris

Nas Catacumbas de Paris você verá todos os ossos dos moradores do cemitério dos Innocents, que se encontrava no centro de Paris, no Les Halles. Eles foram transferidos e instalados em antigas galerias no subsolo da praça Denfert Rochereau.

Nos cemitérios parisienses, local de passeio e meditação para os franceses, (leia nosso artigo clicando aqui) você poderá passar o Halloween na companhia de Jim Morrison e muitas outras personalidades. Eles se encontram no Père Lachaise, o mais famoso cemitério de Paris.

Prisão da Marie Antoinette. Yann Caradec no Flickr

Prisão da Marie Antoinette. Yann Caradec no Flickr

No Museu da Conciergerie, seu Halloween será com Maria Antonieta, esposa de Louis XVI, rei da França. Ela foi executada dia 16 de outubro em Paris. Na manhã deste dia, colocada dentro de uma carroça, ela fez o trajeto da Conciergerie até a praça Concorde, onde se encontrava a guilhotina. Hoje, no Museu da Conciergerie, você verá o nome de todos os executados pela Revolução Francesa e a cela onde Marie Antoinette viveu seus últimos dias.

Trick or Treat!


A Travel Wifi aluga dispositivos portáteis que fornecem conexão wifi e também vende chips para celular que funcionam na França e Europa.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.