Para descobrirmos os grandes chefs de amanhã, temos alguns endereços secretos onde encontramos uma cozinha de alto nível sem gastarmos fortunas. Trata-se dos restaurantes das escolas de hotelaria ou das escolas de culinária.

Eles são conhecidos pelo nome restaurants d’applications. Neles os alunos treinam, em situação real, o domínio da técnica de preparação e apresentação das receitas e o serviço. Além do mais, estes restaurantes são agradáveis e bem decorados.

Existem vários em Paris e na França.

Restaurante da Escola Ferrandi

Restaurante da Escola Ferrandi

Em Paris, os mais conhecidos são os restaurantes da Escola Ferrandi. Eles são mais caros que os outros em função da reputação da escola. A Ferrandi possui dois restaurantes, o Le Premier e o Le 28.

O 28 possui um menu a 32 euros com entrada+prato+sobremesa. Ele está aberto somente para o almoço – 12.30h – nas terças, quartas e quintas.

O Premier apresenta um menu a 25 euros no almoço – a 12.30h – nas terças, quintas e sextas. Nas quartas o Premier oferece duas opções: menu a 25 e a 45 euros. Este mais caro é sob a responsabilidade dos alunos que seguem o curso de Formação Internacional. Estes mesmos alunos oferecem também, no Premier, algumas opções para o jantar com datas fixas. O valor do menu é 45 euros para os jantares dias 18 e 25 de novembro, 2, 3, e 10 de dezembro.

Como todos os outros, estes dois restaurantes estão fechados em todas as férias escolares.

Em função da demanda, a reserva para os restaurantes da Ferrandi não é fácil. Ela é feita exclusivamente por internet. O calendário muda de acordo com a demanda e anulação dos clientes. Se nenhuma data aparece isto significa que os restaurantes estão completos ou em período de férias escolares. Para reservas em dezembro, o calendário estará disponível à partir do dia 16 de novembro às 10h.

Endereço: restaurante Le Premier e restaurante Le 28, 28 rue de l’Abbé Grégroire, 75006 Paris.

Clique aqui para ter acesso ao site dos restaurantes da Ferrandi.

Lycée Jean Druouant

Lycée Jean Druouant

Outra opção são os restaurantes do Lycée des Métiers de l’Hôtellerie Jean Drouant.

Jean Drouant possui dois restaurantes:  Julien François e Atelier Bartholdi. Neles os alunos recebem os clientes para o almoço de segunda a quinta as 12.15h e para jantar as 19.15h.

Os pratos servidos no Atelier Bartholdi são mais simples, como os das brasseries de Paris.

Já o Julien François com sua decoração art déco, cópia do restaurante de um navio famoso chamado Normandie, oferece receitas clássicas no almoço e gastronômicas para o jantar. Os preços dos menus variam entre 16 euros e 23 euros , quase todos com entrada+prato+sobremesa.

Clique aqui para ver as propostas de menu para 2015/2016.

As reservas são feitas por telefone: 00 33 (0)1.56.21.01.02 de 10h até 17h. Endereço: École Hôterière Jean Drouant, 20 rue Médéric, 75017 Paris.

Lycée Albert de Mun

Lycée Albert de Mun

Indicamos também o restaurant d’applicarion La Table d’Albert, do Lycée Albert de Mun.

O almoço é servido segunda, terça e quinta as 12.30h e custa 18 euros. O jantar é servido terça, quarta, quinta as 19.30h e custa 25 euros.

Um exemplo : almoço de terça, 3 de novembro 2015 : ovos mexidos à portuguesa, filé de sole com batatas inglesas e pudim de brocolis e um doce da Bretanha chamado Kouign-Amann.

Endereço : 3 rue Pierre Leroux 75007 Paris. Reservas obrigatórias com Madame Dalizon por telefone: 33 (0)143 06 33 09. O cliente deve, em seguida, confirmar a reserva 48h antes da data.

Como dissemos no início do artigo, encontramos também estes restaurantes no interior da França. Um dos mais famosos restaurant d’application de Lyon foi testado por Jeannie, leitora do Conexão Paris e abaixo ela nos relata sua experiência. Trata-se de um dos restaurantes-escola do famoso chef Paul Bocuse. Bocuse possui dois restaurants d’application: L’Institut, testado por Jeannie com entradas a 16 euros e pratos a 26 euros; e Saisons, situado na escola Bocuse, fora de Lyon. Este último é mais barato com menu, no almoço, a 32 euros com amuse-bouche+entrada+dois pratos+sobremesa.

………………………………………………………

Por Jeannie Miyazawa

Framboesas com sorvete de baunilha

Framboesas com sorvete de baunilha

Estivemos no restaurante L’Institut, do Instituto Paul Bocuse de Lyon e adoramos.

O Restaurante fica no Hôtel Le Royal, próximo ao restaurante Le Sud, também pertencente ao grupo Bocuse.

Institut Paul Bocuse é uma escola de gastronomia fundada em 1990. Hoje ela possui estudantes de 37 nacionalidades diferentes.

O Instituto possui um restaurante onde os alunos trabalham em condições reais, sempre acompanhados por professionais competentes.

Filé de peixe com alcachofra

Filé de peixe com alcachofra

Fiquei muito bem impressionada com a apresentação e os sabores dos pratos. O jantar superou todas as minhas expectativas. Perguntei, à amigos que moram em Lyon, como os alunos conseguem manter a qualidade dos pratos sem pecarem nos detalhes. Eles nos disseram que para cada 2 alunos há 1 supervisor.

O restaurante fica fechado nas férias escolares. As reservas são feitas por telefone: 33 (0)4 78 37 23 02

Burrata com sorvete de tomate e molho vinaigrette

Burrata com sorvete de tomate e molho vinaigrette

L’Institut, 20 place Bellecourt, Lyon.

restaurantesConheça o guia do Conexão Paris Restaurante e Outras Delícias, à venda na nossa lojinha. O guia traz uma seleção  dos melhores restaurantes da cidade, além de queijarias, patisseries, caves, bares etc.

 


A Travel Wifi aluga dispositivos portáteis que fornecem conexão wifi e também vende chips para celular que funcionam na França e Europa.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.