Desde que foram devolvidas aos pedestres há dois anos, as margens esquerdas do Sena vêm sendo amplamente utilizadas pela população e pelos turistas. Até então somente dedicadas aos carros, elas passaram a ser utilizadas pelas pessoas para passear, andar de bicicleta, correr, fazer ginástica e piqueniques. Atividades comerciais (bares e restaurantes) e culturais (apresentações e exposições gratuitas) floresceram e se consolidaram na área que já é local incontournable da cidade.

BSRD2

Proposta para as novas margens direitas do Sena

Respaldada por esse sucesso, a prefeita de Paris, Anne Hidalgo, pretende fazer o mesmo com a via Georges Pompidou, na margem direita do rio. Em maio desse ano foram colocadas para debate duas propostas de trechos a se tornarem pietonais: um que começa no túnel do Jardim des Tuileries e vai até a Ponte do Arsenal e um outro menor que vai da Place du Châtelet até a Ponte Sully. Depois de 4 meses de discussões, o trecho mais longo foi o escolhido.

BSRD3

O trecho de 3.3km da via Georges Pompidou que será definitivamente fechado ao tráfego (em laranja).

Após a edição de 2016 da Paris Plages (agosto), esse trecho permanecerá fechado ao tráfego e se tornará área de pedestres com vegetação, mobiliário urbano, equipamento para ginástica, brinquedos para crianças, trailers de comida e bebida, etc. O túnel poderá ser dedicado a caminhadas, espaços culturais ou até mesmo uma casa noturna. A única condição é que tudo seja pequeno, reversíveis ou removíveis em caso de inundação.

BSRD1

Proposta para as novas margens direitas do Sena

Óbvio que isso não agrada aos motoristas. Segundo a associação 40 Millions d’Automobilistes, o fechamento desse trecho vai aumentar em quase 50% o tempo do percurso de quem passaria por ali. Mas, como disse a prefeita: “Esse é um projeto urbano, quase filosófico, que consiste em ver a cidade de uma outra maneira que não através do uso do carro”.

Leia também:

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para visiteparisape@gmail.com

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris