No francês, a palavra verre é utilizada para se referir à várias coisas: ao material vidro, às lentes dos óculos, aos copos e às taças. Na verdade o termo completo para se referir às taças é verre à pied (copo com pé) mas falamos somente verre. Já as taças de champanhe são chamadas de coupe.

VERRE1

Taças – verre à pied (foto: zeevveez no Flickr)

A história do vidro começou no Egito há 3.000 anos. Nessa época ele era utilizado essencialmente na confecção de jóias. Foi somente por volta de 1.500 A.C. que os primeiros recipientes de vidro, porém sem pés, apareceram.

As taças de vidro teriam sido inventados no século IX na Andaluzia por Abu l-Hasan ‘Ali Ibn Nafi‘, durante o período da invasão moura na Península Ibérica. Ele substituiu os copos de metal pelas taças de vidro transparente a fim de realçar a cor do vinho. Abu l-Hasan era um músico culto e refinado que ditava regras na culinária e na moda locais. Além de introduzir novas frutas e legumes – como aspargos – na cozinha da época, ele insistia em que as refeições deveriam ser servidas em três etapas distintas: sopa, prato principal e sobremesa. E todos acreditando que tudo isso havia sido inventado pelos franceses… Porém não!

VERRE

Fabricação de objetos de vidro (desenho: Fondo Antiguo de la Universidad de Sevilla no Flickr)

Mas foi nos anos 1.400 que a fabricação de objetos de vidro se aperfeiçoou e atingiu seu auge. Veneza tornou-se o centro do mundo do vidro. Na ilha de Murano, ao norte de Veneza, os fabricantes de vidro se tornaram os cidadãos mais proeminentes. No final do século 16, a fama do vidro veneziano se estendeu por toda a Europa e muitos venezianos se instalaram em outros países a fim de exportar sua tecnologia avançada.

Na França o uso dos verres à pied decola após a série de envenenamentos ocorridos entre 1679 e 1682 na corte do rei Louis XIV. Como os servos tinham que segurar as taças pelo pé, longe do bojo, isso dificultava que eles discretamente derramassem veneno dentro delas…

Como nessa época os usos e costumes da realeza ditavam a moda e iam descendo até as camadas menos favorecidas da população, o costume real foi virando hábito corriqueiro e, hoje em dia, usamos taças – porém de plástico – até mesmo nos piqueniques de verão.


taçasConheça o guia do Conexão Paris Restaurante e Outras Delícias. Ele traz uma seleção dos melhores restaurantes da cidade, além de queijarias, patisseries, caves, bares etc. Acesse nossa agência online Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.