Paris e a França caminham cada vez mais na direção ecológica e sustentável. Ações como o ‘Dia sem Carro’ (sobre o qual falamos aqui) e projetos para duplicar a quantidade de ciclovias da cidade até 2020 confirmam essa tendência.

Dia sem carros na Champs Élysées (foto: _RoScO_ no Flickr)

Dia sem carros na Champs Élysées (foto: _RoScO_ no Flickr)

Outra “frente de batalha” da campanha ecológica – e de economia de dinheiro – é a iluminação noturna de ruas, monumentos, prédios públicos e vitrines de lojas. Além de consumir 37% do orçamento de uma cidade, a iluminação pública excessiva e mal concebida cria uma poluição luminosa que esconde as estrelas e perturba o ecossistema (morte de insetos, desorientação nas aves migratórias e fuga dos morcegos dos centros urbanos).

Paris à noite (foto: Dustin Gaffke no Flickr)

Paris à noite (foto: Dustin Gaffke no Flickr)

Dentro dos preparativos da Conferência Mundial pelo Clima (COP 21) que ocorrerá em Paris em dezembro, aconteceu no último sábado, dia 10 de outubro, o ‘Dia da Noite’. Nessa operação de conscientização e sensibilização quase 300 locais emblemáticos da capital, como o Hotel de Ville, a ponte da Notre Dame, o Panthéon, a igreja Saint-Sulpice e os Invalides, entre outros, ficaram apagados durante a noite. 

Essa foi a 7ª edição do evento organizado pela associação Agir pour l’Environnement e, nesses 7 anos de manifestações, muitos avanços foram feitos: retirada da iluminação das auto-estradas francesas (leia nosso artigo aqui) e obrigatoriedade de apagar a iluminação de fachadas de prédios públicos, monumentos e vitrines de lojas de 1h até 7h da manhã (leia nosso artigo aqui).

Só esperamos que no futuro os principais monumentos e pontes de Paris não fiquem apagados durante toda a noite pois a cidade perderia parte importante do seu charme.


França Entre Amigos oferece transfers, traslados e passeios privativos de carro com motorista brasileiro por Paris e pela França.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.