Depois de viver no Brasil por quase 40 anos, nossos hábitos de higiene pessoal e as regras da vigilância sanitária brasileira me pareciam os mais corretos do mundo e o padrão a ser seguido por todos. Mal sabia eu que o mundo é vasto e o que se pratica em um país não necessariamente se aplica em outro.

higiene1

Foto retirado do site do Ministério da Agricultura francês, ©Cheick.Saidou/Min.Agri.Fr

Como todo mundo que já comprou pão em uma boulangerie francesa sabe, a regra básica – que meu pai não cansava de repetir – de não pegar na comida com a mesma mão que pegou no dinheiro aqui não se aplica. O mesmo para a entrada de cães nos estabelecimentos comerciais que vendem e servem comida. Às vezes, em Paris, eles são mais bem vindos que as crianças. Vocês se lembram do nosso artigo sobre o restaurante com o gato em cima da mesa?

Com o tempo a gente vai relaxando e se acostumando com as novas regras. Afinal aqui não faz tanto calor quanto no Brasil, não existem tantas moscas e, se a gente esquece algo fora da geladeira, no dia seguinte não vai estar “passado”. Par contre, os ratos existem mesmo dentro de casa e até nos restaurantes (já falamos sobre esse assunto aqui). Eu tive a sorte de nunca ter me deparado com nenhum nos quatro apartamentos onde já morei.

Talvez para combater essa aparente falta de vigilância sanitária, o Ministério da Agricultura francês lançou um programa de transparência do controle das condições de higiene dos restaurantes franceses. Os resultados das fiscalizações oficiais estão sendo disponibilizados em um mapa interativo – em princípio somente para Paris e Avignon – que classifica o nível de higiene dos estabelecimentos em BOM, ACEITÁVEL e A SER MELHORADO. Se as condições do local colocarem em risco a saúde dos clientes ele será fechado pelas autoridades sanitárias.

O mapa é um trabalho em aberto que vai sendo atualizado à medida que as fiscalizações vão sendo feitas.

Veja aqui os mapas interativos de Paris e Avignon. Leia aqui as principais dúvidas com relação ao programa.

restaurantesConheça o guia do Conexão Paris Restaurante e Outras Delícias, à venda na nossa lojinha. O guia traz uma seleção  dos melhores restaurantes da cidade, além de queijarias, patisseries, caves, bares etc.

 


A Travel Wifi aluga dispositivos portáteis que fornecem conexão wifi e também vende chips para celular que funcionam na França e Europa.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.