A Nuit Blanche é um evento anual de arte que acontece durante toda uma noite e madrugada adentro em vários pontos de Paris. Ele oferece ao público acesso livre aos museus, instituições culturais e outros espaços públicos e privados da cidade, e usa esses locais para instalações efêmeras e performances artísticas.

nb1

Cartaz da Nuit Blanche 2015

Sua 14ª edição, que acontece na noite do sábado dia 03 de outubro, tem como tema o clima. São mais de 30 artistas internacionais cujos trabalhos vão desde obras monumentais até street art, performances, instalações sonoras e visuais. A programação chamada IN foi curada pela direção criativa do evento enquanto a programação OFF foi feita pelas mairies (prefeituras) dos arrondissements e pelos museus, galerias e associações de cada distrito participante.

Esse ano a Nuit Blanche foca na descentralização. Serão 4 itinerários diferentes sendo que 3 deles se concentram no norte de Paris:

  • Percurso Norte-Oeste: começa no Museu Nissim de Camondo (no 8° arrondissement), passa pelo Parc Monceau e pelo Parc Clichy-Batignolles (no 17° arrondissement) e termina na Petite Ceinture (uma antiga linha de trem desativada no 18° arrondissement). Veja a programação completa aqui.
julius

BIT.FALL, instalação do artista Julius Popp

  • Percurso Norte-Leste: começa na Gare du Nord (10° arrondissement), passa pelo 18° arrondissement, pelo Centquatre (centro de arte contemporânea no 19° arrondissement) e termina em Aubervilliers (cidade próxima a Paris). Pela primeira vez acontecerão atividades fora da cidade. Veja a programação completa aqui.
  • Tangent: esse percurso conecta os dois anteriores e passa pela Mairie do 18° arrondissement e pelo Ground Control (espécie de bar e local de eventos às margens da linha de trem desativada citada acima). Veja a programação completa aqui.

Para aqueles que não quiserem se aventurar muito longe do centro turístico há o percurso Hôtel de Ville. Dentro dele alguns dos museus tradicionais da cidade estarão abertos gratuitamente até mais tarde ou mesmo durante toda a madrugada. Alguns destaques (veja a programação completa aqui):

  • Centre Pompidou: acesso gratuito das 20:00 às 02:00.
  • Museu do Luxemburgo: acesso gratuito das 19:30 à meia noite para a exposição Fragonard.
  • Conciergerie: acesso gratuito das 19:30 à meia noite para a instalação do artista Georges Rousse
  • Monnaie de Paris: acesso gratuito das 19:00 às 07:00 para a exposição Take Me (I’m Yours)

Veja aqui um mapa geral da Nuit Blanche 2015 com todas as manifestações.

Lembrando que o metrô funciona normalmente até por volta de 2 da manhã do domingo, dia 04 de outubro. Somente as linhas 7 (estações Pyramides, Gare de l’Est, Louis Blanc, Crimée e Porte de la Villette), 13 (Montparnasse Bienvenüe, La Fourche, Brochant e Porte de Clichy) e 14 (todas as estações) funcionarão de 2:00 até 05:30 da manhã do domingo, dia 04 de outubro. Nesse caso o acesso é gratuito.