Já pensou em fazer doutorado na França? O primeiro passo para o candidato brasileiro é procurar a Escola Doutoral (ED) mais adequada ao seu projeto. Informações sobre unidades de pesquisa ou escolas doutorais, com os temas desenvolvidos e contatos mais importantes, estão disponíveis no anuário de pesquisa, no site do Campus France Brasil (em francês e em inglês).

O doutorado na França tem duração de três anos e é acessível para estudantes titulares de um mestrado no Brasil, de um master na França ou de um diploma equivalente.

Depois de escolher a ED, o candidato deve entrar em contato com o responsável pela equipe de pesquisa, que passará orientações sobre a inscrição. Em geral, além da documentação referente à formação, é preciso enviar atestado de conhecimento da língua francesa e projeto de pesquisa. Podem ser solicitadas cartas de recomendação de professores e uma carta de motivação.

Uma vez admitido, o doutorando deve realizar o procedimento Campus France para obter um visto de estudante. Caso vá receber um salário na França e possua uma Convention d’accueil, deverá solicitar um visto de pesquisador (visa scientifique).

A França tem 273 Escolas Doutorais.

Financiamento

Há diversas formas de financiamento de estudos na França. Os doutorandos devem falar diretamente com sua Escola Doutoral para conhecer bolsas e contratos disponíveis. Um exemplo é o Contrato Doutoral, assinado pela própria ED, com remuneração de aproximadamente 1.600 euros brutos por mês. O contrato tem as mesmas garantias sociais de um contrato de trabalho.

Existem ainda outras opções, como acordos bilaterais do Ministério das Relações Exteriores francês, cotutela de tese, bolsas de laboratórios de pesquisa, das diferentes regiões da França, de empresas e também do governo brasileiro e de algumas instituições de ensino.

O catálogo Campus Bourse, no site do Campus France Brasil, possui informações sobre as bolsas.

Feira doutoral franco-brasileira

feira-doutoral-0

O Campus France Brasil está organizando a Feira Doutoral Franco-Brasileira 2015 que vai acontecer, em outubro, em São Paulo e em Campinas. Uma delegação com representantes de algumas das melhores escolas doutorais francesas vem para o Brasil para conversar com candidatos a doutorado e pós-doutorado. Também haverá palestras das universidades e do Campus France Brasil sobre os estudos na França e formas de financiamento. É uma ótima oportunidade para quem pretende fazer pesquisa neste país europeu.

A Feira Doutoral será dia 1 de outubro em São Paulo, na Cada da Cultura Francesa, Aliança Francesa Jardins, Alameda Ministro Rocha Azevedo 419, das 14 até 18h. E 2 de outubro em Campinas, na Unicamp, no Centro Cultural do IEL, Rua Sérgio Buarque de Holanda, 571, das 14h até 18h.

Sobre o Campus France Brasil

O Campus France é a agência governamental francesa responsável pela promoção do ensino superior, o acolhimento e a mobilidade internacional. Presente em mais de 80 países, foi implantado no Brasil em 1998.

O email de contato para cursos de doutorado é: doutorado@campusfrancebrasil.com.br.


França Entre Amigos oferece transfers, traslados e passeios privativos de carro com motorista brasileiro por Paris e pela França.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.