Restaurante Porte 12

Restaurante Porte 12

Por Karen Goldman, chef encarregada dos roteiros gastronômicos do Conexão Paris.

Atrás de um fachada discreta, após atravessar um gelado corredor onde antes encontrava-se uma boate e, antes ainda, um famoso ateliê de lingerie haute couture, encontra-se o restaurante mais concorrido de Paris atualmente.

O Porte 12 é o melhor restaurante aberto no último ano.

Seu proprietário o chef André Chiang é uma estrela. Seu restaurante André, em Cingapura, é o número 6 na lista de 50 Melhores Restaurantes de 2014 da Ásia. Ele construiu sua carreira aprendendo com grandes chefs do calibre de Gagnaire, Robuchon, Barbot e Troisgros.

Mas a verdade é que ele nunca esta lá. A cozinha do Porte 12 é comandada por Vincent Crepel, pupilo de Chiang. Crepel foi seu sous chef durante dois anos (antes disso já havia passado pelo Hôtel de Ville em Crissier na Suíça (3 estrelas Michelin).

De de volta a sua terra natal, graças a sua competência e criatividade, ganhou carta branca de André Chiang na cozinha do Porte 12.

O menu do almoço é cheio de surpresas. O valor de 35 euros é justificável.

Pré entrada e brioches. Restaurante Porte 12

Pré entrada e brioches. Restaurante Porte 12

Para divertir nosso paladar é servido uma pré-entrada composta de pequenos rabanetes enterrados em uma falsa “terra” feita de crumble de chocolate amargo. Os rabanetes são, em seguida, mergulhados na emulsão de creme de leite com limão e citronela. Até aqui nada de novidade.

Mas enquanto brincávamos neste jardim, uma brioche de farinha de arroz com a crosta levemente caramelizada foi colocada discretamente na mesa. Cada mordida me lembrava as sobremesas caramelizadas dos restaurantes chineses de São Paulo. A brioche estava quente, sua massa era felpuda, branca, delicada e salgada. Tentei em vão pedir ao garçon detalhes da receita. Estava fenomenal.

Entrada. Restaurante Porte 12.

Entrada. Restaurante Porte 12.

A minha entrada, que no menu era descrita como “Cenouras”, era uma das coisas mais lindas que já vi num prato. Uma pequena cidade, com prédios e árvores em tons pastéis alaranjados, flores, folhas e alguns pedações de miolo de pão que me lembravam rochedos. Eram cenouras nas suas diversas cores e formas. Crocantes e macias por dentro, cobertas com um pó espesso e seco que dava uma textura granulada. Um creme de azedinha, escondido no interior dos prédios e árvores de cenoura, equilibrava bem o prato.

Prato principal. Restaurante Porte 12

Prato principal. Restaurante Porte 12

Logo depois veio o prato. Peito de leitão orgânico cozido lentamente e servido com vagem e baldroega (um arbusto de folhas suculentas, consumido há milhares de anos; seu sabor é ácido e salgado). Tudo regado com a redução do molho do próprio porco. A carne não precisava de faca para cortar e desfazia na boca. O molho tinha um sabor delicioso e forte de carne e legumes. A vagem estava a perfeita e as folhas de baldroega emprestava a acidez. Excelente.

Sobremesa. Restaurante Porte 12

Sobremesa. Restaurante Porte 12

Não esperava muito da sobremesa. Mordi a língua, estava boa. A mousse de limão acompanhada de pomelo, merengue e financier deu um gran finale para esta refeição memorável.

Bolinhos para acompanhar o café. Restaurante Porte 12

Bolinhos para acompanhar o café. Restaurante Porte 12

Na deixe de pedir um café para provar os deliciosos bolinhos de baunilha.

Observação do Conexão Paris: este endereço se encontra em uma área cheia de hotéis simpáticos e com preços razoáveis. Se estiver hospedado por aí, não deixe de reservar este restaurante.

Porte 12: 12 rue des Messageries, 75010 Paris

Tel.: 33 1 42 46 22 64. É necessário fazer reserva

Clique aqui para reservar uma mesa no Porte 12.

Aberto para almoço de terça a sexta das 12h as 14h. Aberto para o jantar de terça a sábado das 19h às 22h. Domingo e segunda fechado o dia inteiro.

Leia sobre os roteiros gastronômicos da Karen aqui.

restaurantesConheça o guia do Conexão Paris Restaurante e Outras Delícias, à venda na nossa lojinha. O guia traz uma seleção  dos melhores restaurantes da cidade, além de queijarias, patisseries, caves, bares etc.

 

 

 

 

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para visiteparisape@gmail.com

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris