Aqui no Brasil, não se assuste se for convidado para uma festa de aniversário de dois anos de uma criança. Vai ter mais adultos do que crianças, e mais cerveja do que suco de laranja. Também não se assuste se parece mais com a coroação de um imperador romano do que como o aniversário de dois anos. É normal”.

Vocês se lembram do blog de Olivier Teboul chamado Aqui no Brasil? Tomando por modelo este autor, eu posso dizer que quando você for convidado, hoje, para uma festa infantil francesa, você não vai se assustar porque Aqui na França é assim também. Virou normal.

Festa de aniversário: antes. Crédito: Shutterstock

Festa de aniversário: antes

Crédito foto: Shutterstock.

Antes, as mães francesas compravam um bolinho na pâtisserie do bairro e colocavam as velinhas. Depois do jantar a pequena família reunida cantava “joyeux anniversaire” e pronto. Hoje as mães contratam uma empresa especializada em festas infantis e cada uma é mais sofisticada que a outra.

Em recente artigo do M Magazine do Le Monde, uma jornalista levantava a questão: o que foi que aconteceu em uma geração para que meses antes da data do aniversário dos filhos os pais passem horas na internet procurando temas para a festa? Mesmo com a crise, parece que o budget “aniversário criança” é sem limites. Como se a capacidade de imaginar festas cada vez mais extraordinárias fosse a única maneira de medir a qualidade de ser pai e mãe.

Parques de diversão e zoológicos encontraram, na organização de festas infantis, um meio fabuloso para ganharem dinheiro. No programa, além das atrações de cada um deles, caça ao tesouro e diploma de detetive no final.

Um antropólogo americano (*) analisou o fenômeno e chegou à seguinte conclusão: estas festas são uma singularidade do mundo ocidental e representam um ritual de passagem. Os pais consacram fortunas para que a festa de aniversário da criança seja um evento inesquecível e único.

Festa a temas. Crédito Shutterstock

Festa de aniversário hoje, tema halloween

Crédito foto: Shutterstock.

Na França, mesmos os pais que resistem a moda acabam desistindo e entram na onda. Em comentário divertido, o jornalista do Le Monde explica que a lógica das festas de aniversário é a mesma da corrida ao armamento. Podemos jogar fora nossas armas se todos fizerem o mesmo. As convicções dos pais mais lúcidos se chocam contra a tendência e o lifestyle. Se a família for convidada para uma festa de aniversário com um domador de animais selvagens, você é obrigado a alugar uma estação espacial internacional no próximo aniversário do seu filho.

Os museus franceses também entraram nesta dança. Com uma diferença: cedo eles perceberam o “exagero” e decidiram dar uma outra orientação para estas festas. Após passarem dias procurando balões enchidos com helium presos nos tetos históricos ou procurando confetes entre esculturas famosas, a diretoria pede hoje aos pais para não acompanharem o aniversariante e seus convidados. Sozinhos com as crianças, os responsáveis do museu administram melhor a situação. Eles explicam aos pimpolhos que é proibido correr e gritar e criam um ambiente mais adequado à situação.

Artigo publicado na revista M do jornal Le Monde do dia 18 de julho de 2015.

(*)David Lancry, The Anthropopoly of Childhood

PCCConheça o guia Paris com Crianças, escrito por Adélia Lundberg com dicas do Conexão Paris. À venda na nossa Lojinha.

 


A Travel Wifi aluga dispositivos portáteis que fornecem conexão wifi e também vende chips para celular que funcionam na França e Europa.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.