Verão está aí! Convidamos o blog Turismo em Roma para nos contar as melhores dicas do verão em Roma.

Durante o verão, a cidade eterna oferece uma grande variedade de programas para aproveitar o que os dias quentes têm de melhor. Com o sol que dura até tarde e a vontade de ver e ser visto, os romanos não perdem a oportunidade de curtir a vida ao ar livre. Abaixo, alguns passeios imperdíveis em Roma nesse período do ano.

  1. Passear à noite às margens do Tibre
foto1

As margens do rio Tibre

Em meados de junho a prefeitura da cidade inaugura um evento chamado Lungo il Tevere… Roma. As margens do Tibre (de Ponte Sublicio a Ponte Sisto) são ocupadas por restaurantes, cervejarias, mostras de arte, debates literários e barraquinhas de artesanato. Curta a atmosfera descontraída do local e a beleza da vista das cúpulas de Roma iluminadas.

  1. Terraços panorâmicos
Foto2

Terraço panorâmico com vista de Roma

Aproveite os dias de verão para admirar o skyline romano de um de seus terraços panorâmicos. Os romanos adoram o panorama do Vittoriano, também conhecido como Altare della Patria, e o maravilhoso cenário que pode ser contemplado do terraço do Pincio.

  1. Saboreie um ou mais sorvetes italianos
foto3

Gelato

O verão é a melhor época do ano para degustar sorvetes artesanais realizados com frutas frescas disponíveis somente nessa época do ano. Como resistir, por exemplo, a um gelato de cerejas, morango ou melão?

  1. Cinema ao ar livre
Foto4

Cinema ao ar livre

Que você seja ou não um amante da sétima arte, não perca a oportunidade única de conhecer a chamada Isola del Cinema, que transforma a famosa ilha Tiberina em um palco privilegiado para um festival cinematográfico. O evento prevê a exibição de filmes italianos e estrangeiros e um concurso de curtas-metragens dedicados à Roma.

  1. Andar de bicicleta em um parque histórico
Foto5

Passeio de bicicleta

Faça como os romanos e alugue uma magrela para explorar parques históricos como o Parco Regionale dell´Appia Antica ou o Parco degli Acquedotti, que também foi cenário do filme A Grande Beleza, premiado com o Oscar de melhor filme estrangeiro.

  1. Provar a grattachecca romana
Foto6

Barraquinha de grattachecca

Durante a noite, os romanos adoram fazer uma pausa em um dos quiosques que servem a típica grattachecca romana, uma bebida que podemos assimilar à raspadinha brasileira. Não se espante ao ver as filas que se formam em vários pontos do Lungotevere para saboreá-la.

  1. Espetáculos em um cenário mágico
Foto7

As Termas de Caracalla

Durante o verão o Teatro dell’Opera transfere a sua programação para as ruínas arqueológicas das Termas de Caracalla, um cenário mágico que já hospedou, inclusive, cebridades como Bob Dylan e Caetano Veloso. Fique de olho em sua programação consultando a página http://www.operaroma.it/ita/caracalla.php

  1. Flanar por Trastevere
foto8

Rua em Trastevere

O bairro romano é frequentado por romanos e turistas em qualquer época do ano, mas é nas noites de verão que Trastevere fica ainda mais animada, repleta de artistas de rua e invadida pelo aroma de pizza à lenha. Passeie sem pressa entre suas pitorescas ruelas para ver e ser visto.

  1. Visitas noturnas

Durante o verão, monumentos como o Castel Sant´Angelo e o Coliseu abrem suas portas aos romanos e turistas interessados em uma visita noturna.

O mesmo acontece com os museus vaticanos até o final do mês de julho e de 4 de setembro até 30 de outubro. Confira os sites dessas atrações para reservas.

  1.  Shows no auditorium

Durante o verão, o Auditorium Parco della Musica, projetado pelo arquiteto italiano Renzo Piano, promove a iniciativa Luglio Suona Bene. É uma oportunidade de assistir diversos shows com grandes nomes da música italiana e internacional em uma joia arquitetônica romana.

Leia também:

Informações do Conexão Paris: Como ir de Paris até Roma:

  • Avião: a viagem de avião dura 2 hora. Veja aqui as melhores ofertas da Air France.
  • Trem: a viagem tem cerca de 11h40, mas fique atento as baldeações e ponto final do trem, que podem variar de estação. Os preços também podem variar de acordo com a data, o dia da semana e horário da viagem. Compre sua passagem antecipadamente – clique aqui – para garantir os melhores preços.
  • Carro: a viagem de caro é a mais longa, com cerca de 14h10 de trajeto, passando por lindas cidades como Genebra, Milão, Florença. Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França aqui.