por Rodrigo Lavalle

A concorrência é sempre um dos motores propulsores de mudanças e aprimoramentos. Nos últimos 2 anos, as três grandes lojas de departamentos parisienses – Galeries Lafayette, Printemps e Bon Marché – vêm se reestruturando de forma bem parecida: união do setor de casa com o setor de comida; ampliação do departamento de moda masculina e modernização da seção de calçados.

Em fevereiro passado foi a vez do Bon Marché inaugurar o seu novo espaço dedicado aos sapatos femininos. Chamado de Le Soulier e ocupando um área de 2.000m2, o departamento demorou 10 meses para ser concebido pela equipe de arquitetos da loja. A idéia foi fazer um ambiente fluido e luminoso que valorizasse os elementos arquitetônicos originais do prédio (concebido por Gustave Eiffel e Armand Moisant, engenheiro-construtor do Grand Palais) e não fosse repetivivo ou cansativo para as clientes.

O novo espaço se articula em torno de quatro áreas interligadas. Cada uma delas possui sua própria personalidade e agrupa marcas de mesmo DNA e público-alvo. A premissa básica de que cada grife precisa ter seu espaço individualizado e fortemente caracterizado saiu um pouco de cena aqui.

As 4 áreas são:

  • O Jardim de Inverno: faz referência aos jardins de inverno do século XIX. Os sapatos são exibidos sob uma cúpula metálica vazada acima da qual existe um teto de vidro. Aqui estão em destaque 4 grandes maisons de luxo: Chanel, Dior, Prada e Roger Vivier. Ao redor ficam outras importantes marcas do mesmo seguimento: Balenciaga, Céline, Church’s, Jimmy Choo, Miu Miu, Sergio Rossi, Tod’s, Valentino. Os sapatos variam do estilo perua ao estilo clássico.
soulier2

Le Jardin d’Hiver ou O Jardim de Inverno

  • O Anfiteatro: 36 metros de prateleiras de concreto que são como as arquibancadas de um anfiteatro. Aqui estão as grifes dos designers contemporâneos, aquelas mais “moda”, ligadas nas tendências e nas novidades: Chloé, Dries Van Noten, Givenchy, Jil Sander, Lanvin, Marni, Nicholas Kirkwood, Pierre Hardy, Sophia Webster, Tabitha Simmons, Laurence Dacade, Proenza Schouler… Os sapatos vão de horrorosos a belíssimos.
soulier5

L’Amphithéâtre ou O Anfiteatro

  • A Nave de Luz: localizada sobre outro teto de vidro original que foi totalmente restaurado. Aqui ficam as marcas “de criador”, as marcas novas e aquelas exclusivas do Bon Marché. O espírito é jovem, urbano, casual. Encontramos: Michel Vivien, Chiara Ferragni, Band of Outsiders, Markus Lupfer, MSGM, 3.1 Phillip Lim, See by Chloé… e os tênis Converse, Golden Goose, New Balance, Reebok, Vans… Os sapatos variam do banal ao genial.
soulier3

La Nef de Lumière ou A Nave de Luz

  • O Ateliê: espaço mais intimista e “sério”. Vende marcas tradicionais e artesanais de botas e sapatos de inspiração masculina: Weston, Sartore, Carel, Grenson…
soulier6

L’Atelier ou O Ateliê

Le Bon Marché: 24 rue de Sèvres, 75007. Metrô linhas 10 ou 12; estação Sèvres Babylone.

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para visiteparisape@gmail.com

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris