Por Karen Goldman, chef encarregada dos roteiros gastronômicos do Conexão Paris

A França entra na luta contra o desperdício. Daqui para a frente os supermercados não poderão mais jogar comida fora.

No dia 21 de Maio a assembléia francesa aprovou, por unanimidade, uma lei que visa lutar contra o desperdício de alimentos.

. O desafio: evitar que 10 a 20 quilos de alimentos consumíveis sejam colocados no lixo, todas as noites, por cada supermercado francês.

Desperdício alimentar

Desperdício alimentar

. O que muda de verdade: os varejistas do setor alimentício não poderão mais despejar água sanitária nos produtos vencidos e deixá-los impróprios para consumo como faziam deliberadamente.

Para evitar o desperdício, os varejistas deverão doar os produtos não vendidos, porém ainda próprios para consumo humano, para organizações de caridade ou indústrias de transformação. Eles deverão, por lei, promover a utilização desses alimentos nas indústrias de consumo animal, na agricultura ou na indústria energética.

Desperdício alimentar

Desperdício alimentar

As lojas de varejo e supermercados de mais de 400 m2 deverão assinar, até julho 2016, um acordo com as instituições de caridade para a utilização destes alimentos. A violação desta medida será passível de pena de dois anos de prisão e multa de 75.000 euros.

O que fazer com estes alimentos não será tarefa fácil.

Por enquanto apenas 18 associações foram aprovadas para a coleta e distribuição dessas alimentos. Entre elas encontra-se o Restos du Cœur, Secours Catholique, o FFBA e a Cruz Vermelha.

Os organizadores deste movimento querem difundir esta lei por toda a  Europa. Uma espécie de super-petição será proposta à população de outros países.

. Educar para mudar: a luta contra o desperdício de alimentos passa também pelas escolas com a integração, nos programas escolares, de cursos de educação alimentar. Eles começarão em setembro de 2016.

Bravo la France!

Clique aqui para conhecer os roteiros gastronômicos do Conexão Paris.

 


França Entre Amigos oferece transfers, traslados e passeios privativos de carro com motorista brasileiro por Paris e pela França.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.