Em conversa com o pessoal da Air France Brasil, descobri que os comissários de bordo da companhia são treinados para garantir um atendimento especial aos brasileiros. Aliás, não só aos brasileiros. A empresa entende que cada povo tem a sua cultura e procura sempre se adequar às especificidades de cada país.

Curiosa, quis saber como é o atendimento aos brasileiros.

Em primeiro lugar: a Air France sabe que somos um povo alegre e hospitaleiro. E que gostamos de ser tratados da mesma forma – valorizamos um serviço caloroso, gentil, e apreciamos um sorriso. Ao contrário, não lidamos bem com frieza e arrogância.

Os tripulantes da Air France são orientador a atender os brasileiros com especial cordialidade. Um sorriso é sempre bem-vindo.

Os tripulantes da Air France são orientados a atender os brasileiros com especial cordialidade. Um sorriso é sempre bem-vindo.

A Air France entende que o brasileiro, muitas vezes, está acostumado a ser servido dentro da própria casa. Portanto, é alto o nosso nível de exigência para o serviço de bordo. Mas não apenas, somos exigentes em todas as áreas: pontualidade, segurança e comunicação.

Somos reconhecidos pela companhia pela nossa higiene. Hábitos que muitas vezes podem ser comuns para os franceses – como pegar o pão com as mãos – devem ser evitados pelos comissários.

Gostamos de refrigerantes, especialmente zero e light

Gostamos de refrigerantes, especialmente zero e light

E temos gostos especiais. Os comissários sempre devem procurar servir gelo e limão junto com as bebidas frias. Gostamos de refrigerante (agora a Air France oferece Guaraná nos voos de e para o Brasil), em especial os lights e zero. E também de adoçantes e de leite para o café.

Tanto à bordo quanto no aeroporto Charles de Gaulle, a Air France tem funcionários fluentes no português do Brasil.

Tanto à bordo quanto no aeroporto Charles de Gaulle, a Air France tem funcionários fluentes no português do Brasil.

Além desses cuidados especiais, a Air France tem 60 tripulantes brasileiros e aproximadamente 500 funcionários que falam fluentemente o português do Brasil. Todos os voos de ou para o Brasil contam com pelo menos um comissário brasileiro – e outros dois que falam português com fluência. E a equipe de solo do aeroporto Charles de Gaulle, em Paris, também conta com atendentes que falam português. O objetivo da companhia é fazer o brasileiro se sentir acolhido, confortável e seguro, mesmo estando fora de casa.

Saiba mais o que a Air France oferece aos passageiros brasileiros nos aeroportos franceses em que opera.

Leia mais: