por Rodrigo Lavalle

Quem toma cerveja em Paris? Muita gente! E esse número aumenta cada vez mais. Por isso mesmo esse ano acontece a segunda edição da Paris Beer Week, festival totalmente dedicado às cervejas artesanais com foco naquelas “made in France”.

pbw

Cartaz da Paris Beer Week

O festival inclui uma série de eventos como encontros, workshops, conferências, degustações e harmonizações que acontecem pela cidade toda (veja a programação completa aqui). A organização fica por conta de várias cervejarias artesanais locais, lojas de bebidas, bares, distribuidores e organizações particulares que, já no seu dia a dia, contribuem para o florescimento e amadurecimento da cena cervejeira francesa. Para incentivar ainda mais essa atividade será realizado também um concurso entre cervejarias amadoras caseiras, ou seja, se você faz cerveja em casa pode se candidatar.

Destaco as duas cervejarias parisienses participantes do evento (as outras, apesar de não estarem exatamente na cidade de Paris, estão em cidades próximas):

  • Brasserie de la Goutte d’Or: localizada em Barbès no 18° arrondissement de Paris, suas cervejas procuram refletir a diversidade cultural e étnica da região. Aberta para visitas, degustações e compras de cerveja às quintas e sextas-feiras das 17h às 19h e aos sábados das 14h às 19h. Endereço: 28, rue de la Goutte d’Or, 75018; metrô linha 2 ou 4, estação Barbès – Rochechouart.
GOUTE

Cervejas da Brasserie de la Goutte d’Or

  • La Baleine: é uma micro-cervejaria artesanalíssima localizada no 20° arrondissement de Paris, tudo é feito de forma tradicional a mão. Adoro a cerveja “defumada” feita por eles. Tour e degustação com hora marcada. Aberta na sexta-feira das 17h às 19h. Endereço: 17, rue Henri Duvernois, 75020; metrô linha 3, estação Porte de Bagnolet.
baleine

A Brasserie (Cervejaria) Baleine

Em 2014, como forma de oficializar o movimento das cervejarias artesanais de Paris e região, a Parisis convidou outras 10 cervejarias para juntas criarem uma cerveja-símbolo. Surgiu assim La Onze, feita com 11 diferentes lúpulos ela se tornou o símbolo da solidariedade entre a nova leva de cervejeiros franceses que procuram redefinir a cerveja na França. Como a cada ano o número de participantes do festival muda, a La Onze será diferente a cada nova edição da Paris Beer Week. Em 2015 ela estará disponível em todos os locais participantes.

Paris Beer Week, de 22 a 31 de maio de 2015 em vários pontos da cidade. Site para mais informações: laparisbeerweek.com