Os vídeos de cães e gatos fazendo fofurismos se tornaram os grandes atrativos dos sites de curiosidades e divertimento. Quase todos os dias um amigo posta no Facebook um desses vídeos que te leva para outro e mais outro e lá se vão horas “perdidas”.

Não sei se por coincidência ou bom timing, a récem inaugurada exposição da Cité des Sciences et de l’Industrie, situada em La Villette, é inteiramente dedicada aos cães e gatos.

affiche

Cartaz fofo da exposição “Chiens & Chats”

Super multimídia e interativa, a exposição “Chiens & Chats” é focada nas crianças mas apresenta informações e curiosidades que também vão fascinar os adultos. Ela é divida em 3 partes que explicam a anatomia, o comportamento e o papel social dos animais de estimação. Um de seus objetivos é responder a perguntas como: “Por que meu gato arranha os móveis?”, “Existem raças de cães mais gentis do que outras com os bebês?”, “Como se diz miau em japonês?”, “Como posso saber se o meu cão é destro ou canhoto?”, “Qual é o significado para eles do que falamos e fazemos?”.

CC2

Parte da exposção (foto © G. Leimdorfer / JP Attal tirado do site Toute La Culture)

As 3 partes são:

  • Dans leur peau / Na pele deles: nesta primeira parte você vai descobrir as variedades morfológicas de cães e gatos, suas características e aptidões físicas, as principais etapas do seu desenvolvimento, história das raças e as diferenças entre elas.
  • Dans leur tête / Na cabeça deles: nesta segunda parte, você vai descobrir o mundo como se fosse um cão ou gato, vai entender como eles o percebem e como se comunicam; vai aprender sobre suas habilidades cognitivas e a interpretar suas emoções e decifrar o seu comportamento.
CC1

Parte da exposção (foto © G. Leimdorfer / JP Attal tirado do site Toute La Culture)

  • Dans nos sociétés / Na nossa sociedade: nesta terceira parte, você vai entender o lugar que cães e gatos ocupam atualmente em nossa sociedade, nossa cultura e nossa vida diária. Eles não são somente animais de estimação e companhia mas também “policiais” e “bombeiros”. Além disso atuam como mediadores em terapias para pessoas com autismo e problemas motores e também ajudam no combate à solidão e depressão de idosos, presos, veteranos de guerra e pessoas hospitalizadas.
CC3

Parte da exposção (foto © G. Leimdorfer / JP Attal tirado do site Toute La Culture)

A exposição – em francês, inglês e espanhol – é um programa moldado para a família e foi concebida para crianças a partir de 6 anos.

Importante mencionar que no dia 28 de janeiro de 2015 os animais na França passaram a ser reconhecidos como “seres vivos sensíveis” pelo código civil. Eles não são mais definidos por seu valor de mercado e de patrimônio, mas sim pelo seu valor intrínseco. Até então, o código civil francês, promulgado em 1804 por Napoleão Bonaparte, colocava os animais na categoria dos “bens móveis”. Essa reformulação vai ajudar a combater e punir os maus tratos e abusos infligidos aos animais por nós, seres humanos.

Exposição “Chiens & Chats”: até o dia 28 de fevereiro de 2016 na Cité des Sciences et de l’Industrie, 30 avenue Corentin Cariou, 75019. Metrô linha 5 estação Porte de Pantin ou linha 7 estação Porte de la Villette.

 

PCCConheça o guia Paris com Crianças, escrito por Adélia Lundberg com dicas do Conexão Paris. À venda na nossa Lojinha.