por Rodrigo Lavalle

FAM1

Um dos brinquedos da Foire du Trône. (Foto: site oficial)

A Foire du Trône é um parque de diversões super tradicional que se instala anualmente no Bois de Vincennes – um parque/bosque à leste de Paris. Sua versão atual foi inaugurada em 1964 mas o evento original data do século X e a edição desse ano é a de número 1.043! Bem no início, a Foire du Trône acontecia na rue du Faubourg Saint-Antoine e, com o passar dos séculos, foi caminhando cada vez mais para leste, até finalmente ganhar seu espaço próprio na Pelouse Reuilly.

Esse tipo de parque de diversões é conhecido na França como “fêtes foraines”. Na sua origem eram mercados ao ar livre onde se podia comprar pão de especiarias (pain d’épices), doces, pequenos objetos de decoração e onde haviam saltimbancos e jogos para divertir a população.

Hoje em dia a oferta de comida e de diversão é enorme e variada. Das tradicionais crepes passando pelos hot-dogs e kebabs e chegando às ostras, encontramos praticamente de tudo nas várias barraquinhas e quiosques.

COM2

Barraquinha de ostras na Foire du Trône. (Foto: site oficial)

COMI1

Barraquinha de comida na Foire du Trône. (Foto: site oficial)

Os brinquedos também são compatíveis a todas as idades. Há opções para crianças, pré-adolescentes, adolescentes, adultos e até para a família inteira.

CRI2

Um dos brinquedos para crianças da Foire du Trône. (Foto: site oficial)

FAM2

Um dos brinquedos para a família na Foire du Trône. (Foto: site oficial)

EMO2

Um dos brinquedos para adultos na Foire du Trône. (Foto: site oficial)

Foire du Trône – de 27 de março à 25 de maio, todos os dias de meio dia à meia noite, na Pelouse Reuilly, 75012 (metrô linha 8, estação Porte de Charenton). Entrada gratuita. As atrações/brinquedos custam de 2 a 10 €. Um passe é vendido na Internet por 29,90 € incluindo 10 brinquedos e 16 cupons de redução.

PCCConheça o guia Paris com Crianças, escrito por Adélia Lundberg com dicas do Conexão Paris. À venda na nossa Lojinha.