Exposição na Prefeitura de Paris

Exposição na Prefeitura de Paris

Por Fernanda Hinke, idealizadora pelos passeios de bicicleta do Meia Noite em Paris.

O Hotel de Ville de Paris inaugurou no dia 02/04 a exposição: Velib’ I Can Fly.

Desde que foi lançada em 2007 na cidade de Paris, o Velib’ (sistema de bicicletas compartilhadas) se tornou um ícone do lifestyle parisiense e referência mundial neste tipo de transporte público. Atualmente são aproximadamente 1.600 estações e 20.000 bikes espalhadas pela capital francesa.

Exposição na Prefeitura de Paris

Exposição na Prefeitura de Paris

Devido ao enorme sucesso do Velib’, a prefeitura de Paris convidou o coletivo ARTCRANKER, formado por artistas e amantes da bicicleta de nacionalidade francesa, americana e inglesa, a criarem 19 serigrafias hand-made para a exposição. São obras que refletem com humor, simbolismo e sonho o universo da bicicleta em Paris, tornando a arte, assim como a bike, acessíveis a todos.

A exposição tem por objetivo inspirar as pessoas a re-pensarem seu dia-a-dia e a introduzirem a bicicleta no cotidiano.

Paris sem carros

Paris sem carros

Preocupada com a poluição e com o congestionamento na capital, Anne Hidalgo, prefeita de Paris, anunciou que no dia 27/09/2015 Paris se prepara para seu primeiro dia sem carros. Neste dia os automóveis ficarão na garagem. Este evento já foi adotado por várias cidades européias.

Hidalgo deseja que Paris torne-se a capital mundial da bike e o plano da prefeitura é ambicioso: triplicar o volume de utilização da bicicleta nos próximos cinco anos. De todos os trajetos na cidade, o objetivo é que a bike passe a representar 15%.

O Meia Noite em Paris propõe vários tours de bike para você conhecer Paris com outros olhos, entre eles:

  • Passeio diurno de bicicleta pelo centro histórico de Paris (clique aqui).
Grande sucesso o tour Meia Noite em Paris by Bike

Grande sucesso o tour Meia Noite em Paris by Bike

Velib’ I can Fly, até 16 de maio, Hotel de Ville, 29 rue de Rivolli, entrada gratuita, de segunda a sábado das 10 as 19h.

Camisetas e posters das obras expostas podem ser adquiridos na concept store do Hotel de Ville por 39,90 euros. Aliás, a loja de lembrancinhas de Paris da Prefeitura é excelente (leia aqui).