Aspargos

aspargos verdes

aspargos verdes

Estamos entrando na estação dos aspargos – abril, maio e junho –  e os franceses são maravilhosos. Quando passear pelas feiras de Paris verá aspargos brancos, verdes e arroxeados. Os aspargos brancos nunca sairam da terra. Os arroxeados viram um pouquinho o sol e os verdes cresceram ao ar livre.

Aspargos brancos

Aspargos brancos

Como descascar os aspargos.

Somente os aspargos verdes não são descascados. Os outros, você deve cortar os pés secos e descascar até três centímetros das pontas. Estas são macias e não possuem cascas.

aspargos roxos

aspargos roxos

Como cozinhar os aspargos.

. Atualmente o método “na frigideira” está em alta. Basta cortar os aspargos em três ou quatro pedaços e deixá-los cozinhar com um pouco de manteiga ou azeite durante 10 a 15 minutos. Fogo baixo.

. A versão clássica é na água com sal. Colocar água com sal pra ferver e em seguida mergulhar os arpargos amarrados uns aos outros e em pé. Atenção, deixe as pontinhas fora da água. Elas cozinham rápido demais e são frágeis. Contar em torno de 12 minutos.

. Outra variação clássica é na panela de pressão. Mas a panela tem que ser alta e ter um acessório para cozimento a vapor. Colocar água somente no fundo da panela, em seguida colocar os aspargos amarrados e em pé neste acessório. Fechar a panela e cozinhar durante 10 minutos após a  rotação da supapa.

Atenção, os aspargos verdes são bem mais macios e o tempo de cozimento é mais curto.

Os aspargos cozidos na água ou no vapor ficam ótimos com uma vinagrete feita com azeite, vinagre, um pouquinho de mostarda, sal e pimenta do reino.

Peça nos cafés, bistrôs e brasseries parisienses a entrada clássica da primavera: aspargos com ovos pochés.

Aspargos, ovos pochê e presunto no Café Armani

Aspargos, ovos pochê e presunto no Café Armani

O Café Armani, no boulevard Saint Germain, serve esta entrada acompanhada também com presunto cru passado no forno, bem crocante. Uma delícia. Leia aqui.

Morangos

Morangos, fraises

Morangos, fraises

Em abril estamos também no início da estação dos morangos. Morangos e aspargos fazem parte dos rituais da primavera e dos festejos do final do inverno. Não compre qualquer morango. Saiba escolher os melhores morangos produzidos na França. Eles se chamam charlotte, gariguette, ciflorette e são vendidos em caixinhas com o nome assinalado. Meu preferido é o morando gariguette e você o encontra nas feiras e nos espaços gastronômicos como a Grande Épicerie de Paris do Bon Marché. Se você não conhece ainda a Grande Épicerie, leia este artigo aqui.

Tortas de morango de Sébastien Gaudart

Tortas de morango de Sébastien Gaudart

Você verá também o morango declinado em tortas vendidas nas padarias e pâtisseries da cidade. Eu gosto muito das tortas de morango de Sébastien Gaudard que acabou de inaugurar uma casa de chá no centro de Paris, na praça Pyramides, ao lado da estátua de Joana d’Arc. Leia sobre ele aqui.


Mundial do SalaminhoConheça o guia do Conexão Paris Restaurante e Outras Delícias. Ele traz uma seleção dos melhores restaurantes da cidade, além de queijarias, pâtisseries, caves, bares etc. Acesse o site Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.

 

 

 


França Entre Amigos oferece transfers, traslados e passeios privativos de carro com motorista brasileiro por Paris e pela França.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.