Por Henrique Rochelle

Essa semana, a Compagnie DCA Philipe Decouflé encerra a temporada de estreia de  sua mais nova Comédia Musical, Contact, no Théâtre National de Chaillot. O espetáculo propõe uma mistura que vai dos cabarés da Broadway até o cinema de Bollywood, numa criação de grande impacto visual.

O diretor da companhia, Philippe Decouflé, é cineasta, formado em circo, em dança e em propaganda e usa todas as suas múltiplas referências na criação de um caleidoscópio de artes da cena, entre números de dança, números aéreos de circo, cenas de teatro e canções. Contact tem trilha sonora original composta e interpretada ao vivo no palco por Nosfell e Pierre Le Bourgeois, reconhecidos artistas do rock francês.

A grande quantidade de figurinos, cenários e, sobretudo, efeitos visuais, tem prendido o público durante a longa temporada de estreia da obra. A proposta inclui câmeras filmando o palco e desdobrando o vídeo em múltiplas projeções nos telões do cenário que interagem com as histórias da montagem de um musical, de uma biografia acidental do Fausto – personagem que a companhia aborda a partir do livro de Goethe – e referências à diversos artistas, de Pina Bausch a Brigitte Bardot e Brian de Palma.

Todos os elementos foram criados por um grupo de colaboradores da companhia especialmente para Contact e o resultado é uma obra que enche os olhos e tem agradado as muitas plateias que passaram pelo Chaillot. Pra quem gosta de guardar lembranças, a livraria do Chaillot, além da seleção habitual de materiais sobre as artes da cena, incluiu os CDs da trilha sonora de Contact e de Octopus (o espetáculo anterior da companhia, com trilha dos mesmos compositores de Contact) e dois livros de membros da DCA.

Restaurante do Teatro Chaillot

Restaurante do Teatro Chaillot

O espetáculo também é uma ótima oportunidade pra uma das melhores vistas de Paris: a Esplanada do Trocadéro, do ladinho do teatro, tem uma vista fantástica da Torre Eiffel e do Champ de Mars, e, dentro do teatro, o Foyer do Chaillot tem um bar e restaurante com grandes janelas que dão direto pra torre Eiffel. Vale a pena chegar mais cedo e ficar um pouco mais depois da apresentação pra comer e beber alguma coisa vendo a torre acesa.

Ph

Phlippe Decouflé, WieBo

Entre 3 e 8 de Março, tem um pouco mais do estilo do Decouflé na próxima estreia do coreógrafo que acontece na recém inaugurada Philharmonie de Paris. Essa próxima obra, WieBo, é proposta como o meio do caminho entre um espetáculo e um show, numa homenagem a David Bowie e celebração do Glam Rock. Mais detalhes no site da Philharmonie: www.philharmoniedeparis.fr.

E pra quem tiver interesse em saber um pouco mais sobre Contact, uma crítica do espetáculo foi publicada, em português, no Da Quarta Paredehttps://daquartaparede.wordpress.com/2015/02/03/contact-dca-philippe-decoufle/

Contact, Compagnie DCA Philippe Decouflé, até 6 de fevereiro, 20H30, 8 €  a 39 € . Théâtre National de Chaillot 1 Place du Trocadéro

Informações e reservas: http://theatre-chaillot.fr/danse/philippe-decoufle/contact

Henrique Rochelle é Mestre e Doutorando em Artes da Cena pela Universidade Estadual de Campinas, e pesquisador do Laboratoire Esthétique, Musicologie, Danse et Création Musicale da Université Paris 8. Financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, Teórico, Historiador e Crítico de Dança, colaborou com a Enciclopédia Dança em Rede, trabalhou com diversas companhias de dança brasileiras e internacionais, e é autor do blog Da Quarta Parede: www.daquartaparede.wordpress.com

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para visiteparisape@gmail.com

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris