por Rodrigo Lavalle

A Lina já havia escrito um artigo-resumo citando algumas das melhores exposições que irão acontecer em Paris no 1° semestre de 2015. A seguir eu cito algumas outras cujo foco é mais na moda:

– Jeanne Lanvin no Museu Galliera: é nos jardins do Museu Galliera, o museu da moda de Paris, que acontece o piquenique do nosso passeio diurno de bike. Como o seu acervo é constituído de peças extremamente frágeis e delicadas, que não aguentariam a exposição prolongada à luz e ao ar, o Galliera não possui exposições permanentes. De tempos em tempos, exibições temporárias e temáticas trazem ao público uma amostra do seu imenso acervo. A próxima delas acontece do dia 08 de março ao dia 23 de agosto de 2015 e conta o percurso da estilista francesa Jeanne Lanvin, fundadora da Lanvin, a mais antiga maison de couture francesa ainda em atividade. À frente da direção artística da exposição está o atual estilista da marca, Alber Elbaz.

– Jean Paul Gaultier no Grand Palais: essa exposição, montada em 2011 pelo Museu de Belas Artes de Montreal, chega à cidade em abril depois de percorrer meio mundo. São 175 peças cobrindo quase 40 anos de carreira do estilista conhecido como o “enfant terrible” da moda. Aqui em Paris ela vai ter um gostinho de homenagem/retrospectiva/despedida pois Gaultier encerrou recentemente as atividades da sua linha de prêt-à-porter. Momento imperdível de muita emoção para aqueles que amam a moda. Acontece do dia 1° de abril ao dia 03 de agosto de 2015.

Jean Paul Gaultier

Jean Paul Gaultier

– David Bowie Is…Watching You na Philharmonie de Paris: apesar de não ser exatamente uma exposição de moda ela merece ser vista por quem se interessa pelo assunto. Bowie e Madonna foram os artistas que mais se transformaram ao longo de suas carreiras com a ajuda da moda, em um processo contínuo de influenciar/inspirar e serem influenciados/inspirados por ela. A exposição que já esteve em várias cidades, inclusive no Brasil, apresenta os arquivos pessoas de Bowie com manuscritos de canções, figurinos, clipes, filmes, fotografias e instrumentos musicais. Ótima oportunidade também para conhecer o novo, exagerado e polêmico prédio da Filarmônica de Paris no Parc de la Villette. De 03 de março a 31 de maio.

David Bowie

David Bowie

– Savage Beauty no Victoria & Albert Museum de Londres: exposição originalmente concebida pela revista Vogue americana e o Metropolitan Museum de Nova York em homenagem ao então récem-falecido estilista inglês Alexander McQueen. Em virtude do seu talento espetacular e do choque causado pela sua morte prematura, essa exposição foi a mais visitada na história daquele museu. Na teoria ela não seria reprisada e nem viajaria o mundo. Excelente desculpa para quem quer fazer um bate e volta cultural à Londres. De 14 de março a 02 de agosto de 2015. Comprem os ingressos o mais rápido possível!

main_image

Vestidos Alexander McQueen