Franceses, bicicletas

Franceses, bicicletas

Por Maurício Christovão

Um detalhe, entre tantos, que me chamou a atenção na França foi a paixão dos nativos pelas bicicletas.

Não por acaso a prova mais famosa do ciclismo de estrada é o “Tour de France” que serve de modelo para várias outras provas mundo afora. Fotografar essa corrida está na minha lista de desejos.

Acredito que os franceses tenham um certo grau de individualismo que casa bem com os veículos de duas rodas. Mas uma das fotos mais divertidas da viagem tem a ver mais com casamento e não com individualismo.

Franceses e bicicletas

Franceses e bicicletas

Estava andando no quebramar de Saint Malo quando passou um casal de noivos e uma equipe de fotografia. Resolvi ir junto, pois às vezes surgem boas fotos desses momentos. Mais atrás vinha um casal de turistas numa bicicleta dupla. A “magrela” foi graciosamente emprestada para a sessão de fotos. Aproveitei também e o resultado está aí.

Paris, Velib

Paris, Velib

Em Paris foi criado um sistema de aluguel de bicicletas, o Vélib, que também foi copiado em diversas cidades, inclusive no Rio. Gostei da estética ordenada das estações de aluguel, além do design dos totens e das “bikes” acopladas a eles. Da janela do meu hotel, na Rue Odessa, gostava de ver as luzinhas verdes na madrugada, indicando bicicletas disponíveis para os boêmios e insones.

Franceses, bicicletas

Franceses, bicicletas

No interior encontrei bicicletas sendo usadas para o trabalho…para a locomoção dentro das cidades…

Franceses, bicicletas

Franceses, bicicletas

…mas também para longos percursos na estrada. E o número de cicloturistas parece estar aumentando.

Franceses, bicicletas

Franceses, bicicletas

Nas estradinhas tortuosas de Gorges du Verdon, além de arrojados ciclistas, encontrei motorhomes com várias bicicletas penduradas que serviriam de meio de locomoção nas cidades onde parassem.

Franceses, bicicletas

Franceses, bicicletas

Essa mesma prática de transportar bicicletas também é utilizada pelas “peniches”, que são aquelas embarcações que percorrem os canais do interior da França.

Franceses, bicicletas

Franceses, bicicletas

Franceses, bicicletas

Franceses, bicicletas

Enquanto fazíamos o passeio de barco pelo Canal du Midi em Carcassonne, fomos acompanhados por várias bicicletas nas trilhas que margeiam o Canal e que eram “pilotadas” por gente de todas as idades.

Franceses, bicicletas

Franceses, bicicletas

Ainda em Paris, encontrei um artista de rua que era uma versão de D.Quixote montado numa bicicleta, tudo no mesmo tom de bronze.

Vale pela curtição, mas prefiro caminhar pelas largas calçadas parisienses.

Observação do Conexão Paris: foi por isso tudo que criamos dois circuitos de bicicleta em Paris. Nossos leitores podem escolher entre Meia Noite em Paris by bike + champagne e Passeio de bicicleta de dia + piquenique.  Clique aqui para obter informações.


França Entre Amigos oferece transfers, traslados e passeios privativos de carro com motorista brasileiro por Paris e pela França.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.