Exemplo menu degustação

Exemplo menu degustação

Após passar por várias experiencias não satisfatórias, decidi que nunca mais peço o menu degustação (1) de um restaurante.

Os bons restaurantes, sobretudo os restaurantes que entram na categoria gastronômicos, possuem com frequência esta opção. Abrimos o cardápio e lá está, antes mesmo das outras escolhas, o famoso menu. Às vezes ele apresenta uma versão simples, somente os pratos, e outras vezes a versão completa com a harmonização dos vinhos.

Mas do que se trata?

Com esta proposta, o restaurante deseja apresentar as melhores receitas do chef. O objetivo é mostrar ao cliente uma gama variada de sabores e texturas e seduzi-lo com o que o restaurante tem de melhor. Este menu propõe um número elevado de serviços, duas ou três entradas, pratos principais e sobremesas.

Teoricamente a proposta é excelente. Mas na realidade ela é decepcionante por duas principais razões.

Com seis ou mais serviços, a quantidade de cada prato é imperativamente pequena. Do início até o fim da refeição temos uma série de pequenas porções. Um desfile de pequenas entradas, de pequenas pedaços de carne ou peixe e, para finalizar, mínimas porções de sobremesas.

Este é o primeiro defeito desta proposta. No final da festa, eu não tenho mais fome mas não estou satisfeita. A sucessão de pequenas quantidades não consegue substituir o prazer de uma boa entrada, um bom prato principal e de uma boa sobremesa.

Todas as vezes que pedi o menu degustação, o primeiro serviço já foi acompanhado pelo desejo do “quero mais”. Este sistema nos impede um real mergulho no sabor do prato através de várias e gourmandes garfadas. Ficamos ali ciscando pedacinhos.

E, para agravar a situação, o tempo é longo demais. Este é o segundo defeito. Os inúmeros pratos pedem um tempo mais dilatado que o da tradicional refeição francesa. E nada pior do que uma refeição que se eterniza.

Esta opinião reflete meus gostos e manias. Imagino que a maioria goste, visto que encontramos esta opção com frequência.

(1) Este menu pode adotar vários nomes. Com frequência ele se chama degustação, mas pode ser apresentado de acordo com a imaginação do chef.


Liza excelente restaurante libanês em ParisConheça o guia do Conexão Paris Restaurante e Outras Delícias à venda no site Minha Viagem Paris. Ele traz uma seleção dos melhores restaurantes da cidade, além de queijarias, pâtisseries, caves, bares etc.