O leitor Maurício Christovão nos envia mais um post sobre as principais cidades da Bretanha. O seu circuito de quatro dias começa em Saint Malo, a deliciosa cidade/fortaleza situada pertinho do Mont Saint Michel. Maurício seguiu os conselhos de Conexão Paris e se hospedeou nesta cidade. Leia este artigo clicando aqui. Em seguinda o circuito continua com a visita do Mont Saint Michel, leia aqui.  E hoje, ele nos fala do seu passeio pela orla marítina, para conhecer Dinard e Cancale.

Por Maurício Christovão

Você já andou pelas muralhas de Saint Malo, foi à praia, conheceu a cidade intramuros…E agora? O que mais se pode fazer estando baseado em Saint Malo? Muita coisa. Existem boas opções de visitas a locais próximos, além do Mont Saint Michel. Agências locais fazem esses passeios, mas preferimos alugar um carro, pela flexibilidade e a curiosidade de explorar caminhos diferentes.

Dinart, vista de Saint Malo

Dinart, vista de Saint Malo

Dinard: Fica a uns 10 km de Saint Malo. Sua posição é do outro lado da baía, oposta às muralhas de Saint Malo, e a vista é espetacular. A cidade possui também marinas, belas praias e estradinhas à beira mar nas quais nos “perdemos” com muito prazer. Nos deu a impressão, pelo padrão das residências, de ser um lugar de veraneio  para os mais abonados. A estrada (D168) passa sobre a usina maremotriz de La Rance, que produz eletricidade com a força das marés. Dá para visitar Dinard pela manhã e almoçar em Cancale depois.

Cancale

Cancale

Cancale: Fica a 15 km, mas na direção oposta a Dinard. Ostras, ostras e mais ostras!!! Mas Cancale não é só isso. É também uma cidadezinha à beira mar muito agradável de se visitar.

Fazendas de ostras em Cancale

Fazendas de ostras em Cancale

Se você é do estilo “mão na massa”, pode fazer como os turistas que vimos, paramentados com roupas de trabalho e botas de borracha para visitar as fazendas de ostras na maré baixa.

Cancale, fazenda de ostras

Cancale, fazenda de ostras

As ostras são numeradas por tamanho, e as maiores são as de nº1. Existem vários restaurantes na orla de Cancale cujo prato principal você já adivinhou: ostras!

roteiro pela bretanha

Cancale, ostras

Mas para quem não gostar, ou quiser outra coisa, os peixes e outros frutos do mar também estão à sua disposição. Apenas como exemplo, um almoço, para dois, no Chez Victor saiu por 50 euros com água mineral e café expresso. Não foi muito barato, mas estava delicioso!!!

Atenção: no verão, o estacionamento à beira mar e próximo aos restaurantes em Cancale é difícil e as ruas internas são bloqueadas, sendo acessíveis apenas aos moradores. Conseguimos vaga num “parking” próximo ao quebra-mar, que fica do lado esquerdo da praia. Talvez por ser meio escondido, ainda não estava cheio.

Cancale fica na Route de La Baie, que é uma estrada alternativa mais próxima ao mar e que vai de Saint Malo ao Mont Saint Michel. Recomendo, na ida, ir pelas estradas principais (D137,E401, D997 e D976) que são bem sinalizadas e o levarão sem sustos ao MSM em menos de uma hora.

Na volta, se não estiver com pressa e gostar de aventura, em Pontorson procure as placas da Route de La Baie (D 997,D797, D155, D76 e D201) e descubra lugares lindos, como Le Vivier-sur-Mer, Saint Benoit-des-Ondes (os nomes são ótimos), fazendas típicas, praias desertas, dunas,até chegar a Cancale e daí a Saint Malo.

Talvez o GPS não ajude muito, pois o nosso “teimava” em dar o caminho mais curto, mas nós tínhamos um mapa Michelin da Bretanha que resolveu a parada. Aconselho encher o tanque, pois não vi muitos postos de gasolina nessas estradas secundárias. Se você for do tipo cauteloso, informe na portaria do hotel aonde pretende ir e quando voltará.

Nós sugerimos que você leia mais alguns artigos sobre Saint Malo, Cancale e outras cidades da Bretanha clicando nos links abaixo. Assim terá outras excelentes informações sobre restaurantes e hospedagens.

. Alguns dias na Bretanha

. Um hotel inesquecível perto do Mont Saint Michel

. De Paris a Saint Michel via Saint Malo

. Visita inusitada ao Mont Saint Michel

Como ir de Paris até Saint Malo

  • Trem: a viagem tem cerca de 3 horas de duração. Preços podem variar dependendo do dia da semana, da hora da viagem e da época do ano. Compre antecipadamente, no site da Rail Europe, para garantir os melhores preços.
  • Carro: A viagem dura cerca de 4h30. Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França aqui.
  • Ônibus: esta é a opção mais barata, mas também é a mais longa. A viagem tem cerca de  horas de duração. Preços a partir de 19 euros por pessoa. Consulte valores e faça a compra da passagem pelo site da empresa de ônibus OuiBus.