No embalo do artigo da chef Karen Goldman sobre os usos e costumes dos restaurantes chiques de Paris, faço um resumo de excelente post publicado recentemente sobre os restaurantes que exigem, ainda, terno para os homens.

Restaurante Le Cinq

Restaurante Le Cinq

Um comentário ilustra o porque desta exigência. O diretor do Plaza Athénée, Denis Courtiade, resume a questão da seguinte forma: Eu gostaria de uma bela sala com belos clientes.

Belos clientes para acompanharem a perfeição dos pratos, a perfeição do serviço, a perfeição das mesas, a perfeição dos garçons.

As mulheres estão sempre bem vestidas e os diretores de restaurantes não se lembram de uma cliente barrada por “falta vestimentar”. Quanto aos homens, a história é outra. Nos restaurantes, onde o uso do blazer é obrigatório, existem vestiários com uns trinta modelos, do número 40 ao número 64, limpos e preparados para qualquer eventualidade. Atenção, se o paletó, ou blazer, ainda são exigidos, o uso da gravata já foi abandonado há muito tempo.

Pedir ao cliente para vestir um blazer é, de cara, criar uma situação de conflito. O cliente concorda, mas ele será muito mais exigente, em tudo, durante o desenrolar da refeição. Instala-se entre restaurante e cliente uma relação de força. Situação delicada a ser administrada.

No Plaza Athénée, a média é de uma pessoa em vinte barrada na entrada. No restaurante Lasserre, duas pessoas por ano recusam o uso do paletó e são barradas.

Este prática é aplicada em 99% dos casos – diante de clientes obesos e de personalidades, o restaurante abandona a exigência.

Restaurante Hotel Meurice

Restaurante Hotel Meurice

Qual a pertinência deste dress code, atualmente?

Para estes endereços trata-se de preservar o ritual da vivência de um “instante particular”. A elegância é o DNA destes restaurantes e eles desejam salvar um savoir vivre, um “saber ser” de acordo com as circunstâncias. Eles pedem aos clientes que entrem dentro de uma história, dentro de uma tradição. Trata-se também de uma questão de respeito, tanto em relação aos outros clientes como em relação aos profissionais que adotam a perfeição com regra.

Para estes diretores, o pesadelo total seria uma sala cheia de camisas estampadas estilo havaianas ou conjuntos moleton.

Alain Ducasse no Plaza Athénée

Alain Ducasse no Plaza Athénée

Quais são os restaurantes que exigem este dress code?

Paris: Plaza Athenée, Le Meurice, Lasserre, L’Espadon do Ritz, Guy Savoy, L’Epicure (Bristol), Le Cinq do Four Seasons George V, Cercle de l’Union Interallié, La Tour d’Argent, Taillevent…

No interior: La Rotonde do Hôtel du Palais – Biaritz, Louis XV do Hotel Mônaco, Le Restaurant des Palmiers de Monte-Carlo, Le Club de ACM Monaco.

Clique aqui para ler o artigo original.


melhor barman do mundoConheça o guia do Conexão Paris Restaurante e Outras Delícias. Ele traz uma seleção dos melhores restaurantes da cidade, além de queijarias, patisseries, caves, bares etc. Acesse o site Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.

 


A Travel Wifi aluga dispositivos portáteis que fornecem conexão wifi e também vende chips para celular que funcionam na França e Europa.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.