Atelier Guy Martin

Atelier Guy Martin

Por Claudia Pimenta

Como já conheço bem Paris, decidi experimentar algo diferente, nesta viagem. Por adorar culinária, optei por um curso rápido, pois ficaria poucos dias na cidade. Havia visto a dica, aqui no Conexão, do atelier do chef Guy Martin e fui pesquisar no site. Minha escolha foi o curso de pâtisserie Pâte à trac, cuja programação me agradou em cheio: pâtes sucréebriséesablée, assim como a maravilhosa massa folhada francesa!

Atelier Guy Martin

Atelier Guy Martin

Tudo foi bastante simples – a consulta dos cursos (data, duração, ementa e valores), a inscrição pela internet, o pagamento por cartão de crédito, a confirmação do pagamento e a chegada do recibo por email. Ainda fiz uma “visita” virtual, no atelier, já que é possível visitá-lo com o Google Street View.

No dia escolhido, lá fui eu para o curso. O ambiente da escola é ótimo; um espaço amplo, numa bela casa, fácil de chegar a pé, a partir da Champs-Elysées. Todos foram muito simpáticos e atenciosos, desde o momento da minha chegada.

Curso de culinária Guy Martin

Curso de culinária Guy Martin

Meu curso, com duração de duas horas, aconteceu na ampla e bem montada cozinha do andar térreo, com o chef Antoine Ferrier e mais dois participantes. Foi uma aula prática, cheia de dicas – como juntar os ingredientes, enfarinhar a bancada, assar e cortar as pâtes –, na qual colocamos, literalmente, “a mão na massa”!

Curso de massas. Atelier Guy Martin

Curso de massas. Atelier Guy Martin

Encontramos o mis en place pronto para cada uma das pâtes. A primeira, e mais trabalhosa, foi a folhada (ou feuilletée), cujo tempo de preparo é longo. O chef fez toda a fase inicial da receita, sempre cuidadoso nos detalhes e preocupado em passar todas as dicas (que não foram poucas…).

Depois, executamos as demais massas, uma a uma, em um verdadeiro revezamento – todos nós participamos, no preparo de cada massa, além de receber dicas do chef, durante todo o processo.

Assamos uma das massas, aprendemos como cortá-la e degustamos aqueles pequenos pedacinhos deliciosos, perfumados com laranja e limão. Hummmmm…

No fim da aula, a receita assada, assim como as demais, foram repartidas entre nós. A minha parte deixei com outra participante, pois eu estava em um hotel e não poderia assá-las. Uma pena… Recebemos, também, as receitas impressas para consultar com calma e preparar depois.

Atelier Guy Martin

Atelier Guy Martin

O tempo voou e eu desejei que o curso durasse muito mais! Espero voltar logo e fazer outros cursos. Super recomendo!!!

Mais uma vez, agradeço ao Conexão Paris, que acompanho, há tanto tempo – capitaneado pela Lina com maestria, pela dica preciosa! E ao Rodrigo Lavalle por me proporcionar esta viagem no tempo ao escrever sobre uma experiência tão única e especial!

Claudia Pimenta

Consultora de Imagem e Estilo

www.claudiapimenta.com.br

www.pepperinfashion.com

(21) 99116-7776

Atelier Guy Martin: 35 rue de Miromesnil, 75008 Paris

 


A Travel Wifi aluga dispositivos portáteis que fornecem conexão wifi e também vende chips para celular que funcionam na França e Europa.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.