Salon du Chocolat

Salon du Chocolat

O Salão do Chocolate de Paris fechou suas portas domingo passado. Este ano fiquei surpresa com a presença de um produtor brasileiro com stand próprio.

Stand da Mendoá Chocolates

Stand da Mendoá Chocolates

Trata-se dos Chocolates Mendoá fabricados na Fazenda Riachuelo em lhéus, na Bahia.

Cacau à sombra da Mata Atlântica

Cacau à sombra da Mata Atlântica

Desde o cultivo até a embalagem, passando pelo beneficiamento e fabricação, os chocolates são produzidos na fazenda que se encontra na Floresta Atlântica, um dos biomas florestais mais importantes do mundo pela riqueza e diversidade.

Todos os sabores

Todos os sabores

Os chocolates Mendoá não possuem glúten, gordura animal, gordura hidrogenada, corantes, conservantes e se classifica como Chocolate Premium Tropical.

Na versão diet eles não possuem açúcar e em todas as outras, menos a Mendoá ao Leite, eles não possuem lactose.

Degustação em família

Degustação em família

Os degustei, e gostei muito. Sobretudo do Clássico 70% pois sou apreciadora de chocolate amargo. E adorei o Mendoá Diet. Por razões óbovias. Um chocolate amargo 70% sem açúcar que preserva o sabor do cacau.

Em casa, a meninada adorou o Mendoá ao Leite 50%, e o resto da família as versões Mendoá com Café, o Mendoá com Castanha de Cajú e o Mendoá com Coco.

Um dos sócios da Mendoá é Raimundo Mororó, que trabalhou na Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira, um dos maiores especialistas brasileiros em chocolate premium.

Foi ele que começou a fabricar, na fazenda, um chocolate fino com alto teor de cacau, capaz de competir com os chocolates internancionais. Como ele mesmo diz, “sabemos que o chocolate fabricado no Brasil possui sabor caramelizado e baixo teor em cacau. Um chocolate que não é bom para a saúde”.

Os Chocolates Mendoá são vendidos diretamente no site da marca ( clique aqui ) ou em certas épiceries finas brasileiras. O site informa os endereços.