Castanhas portuguesas

Castanhas portuguesas. Foto:Claudia Med

Já estamos em pleno outono, estação ideal para degustar castanhas portuguesas, peras, maçãs, clementines (a nossa mixirica), nozes, uvas, caquis e a deliciosa pamplemousse ou grapefruit.

Marron glacé de Jean Paul Hévin

Marron glacé de Jean Paul Hévin

Comer castanhas assadas nas ruas de Paris é uma delícia. Mas não se esqueçam das castanhas envoltas, uma a uma, por gaze protetora e cozidas na calda, o famoso marron glacé.

Cogumelos: cepes

Cogumelos: cepes

Estamos na estação das deliciosas abóboras, das endives, do choux de bruxelles, dos cogumelos. Estes então, estão ótimos. Sobretudo os cepes.

A caça está no auge, momento então para comprar nos açougues ou pedir nos restaurantes galinha d’angola aqui chamada pintade, coelho e ganso.

Coquilles saint jacques

Coquilles saint jacques

E, claro, os frutos do mar. Nos meses frios as ostras são deliciosas e as coquilles saint jacques também. A verdadeira, com o coral.

Plateaux de fromages

Plateaux de fromages

Sem nos esquecermos dos queijos, como o Mont d’Or, servido com colher, a Fourme d’Ambert, o Coulommiers.

Chcolate quente Angelina

Chcolate quente Angelina

O frio, a umidade e os dias curtos são um convite para mergulharmos, sem culpa, pois o organismo está precisando de calorias, no chocolate quente. Os sublimes chocolates quentes parisienses. O frio é um convite para degustamos vinhos e armagnacs.

Mont d'or derretido com batatas, figos secos e nozes

Mont d’or derretido com batatas, figos secos e nozes

O outono e o inverno nos liberam das saladinhas e podemos pedir ou preparar pratos com molhos, com queijos derretidos, que nos esquentem. Estamos já em outro registro.

Plateau de fruits de mer

Plateau de fruits de mer

A única concessão que fazemos são os frutos do mar. Estes sim, servidos em colchão de gêlo. Sublimes. O vinho que os acompanha nos esquentará.

Aproveitem muito o outono/inverno em Paris.


Bolas de Natal em Cristal da AlsáciaAcesse o site Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.