Brocante

Brocante

Uma das atividades preferidas dos franceses é a caça às brocantes e aos vide-greniers. Os dois nomes descrevem, quase, o mesmo evento. As brocantes são feiras onde os profissionais vendem objetos usados. Os vide-greniers são feiras onde qualquer cidadão pode vender os objetos usados que entupiam os sotãos e caves.

Brocante

Brocante

Nestas ocasiões sempre encontramos a pérola rara: um bonito chapéu Panamá, uma panela Creuset novinha e barata, um bonito anel antigo, uma gravura interessante, um objeto de decoração dos anos 50, um espelho divertido.

Foi assim que comprei minha panela para cozinhar grandes peixes inteiros no vapor. Normalmente ela custa caro, mas na brocante da rua Bretagne, no Marais, eu paguei 10 euros.

Brocante

Brocante

As melhores brocantes são as das cidades do interior da França. Quando chego no Vale do Loire, na Bretanha, não importe onde, sempre compro o jornal local. As brocantes e os vide-greniers são anunciados com antecedência.

Brocante

Brocante

E antes de partir, consulto também sites como videgreniers.org ou brocabrac.fr. Eles indicam os eventos por região.

As fotos foram enviadas por nossa amiga Kátia Becho. Passeando pela região do Vale do Loire, ela encontrou esta brocante simpática.

Em Paris também temos algumas brocantes interessantes. Minha preferida é a da rue de Bretagne no Marais. Ela acontece sempre no mês de maio e de novembro, quer dizer, a brocante da primavera e do inverno. A próxima será do dia 28 ao dia 30 de novembro 2014.

OBomBaratodasComprasEmParis_capa_alt380Conheça o guia do Conexão Paris O Bom e o Barato das Compras em Paris, à venda na nossa lojinha. Escrito pela personal stylist Dione Occhipinti – autora do nosso guia de moda Paris, do Alto Luxo ao Luxo Acessível – ele apresenta marcas econômicas de roupas, sapatos, bijoux, bolsas e malas em Paris, além de brechós, pontas de estoques e outlets.