Bordeaux possui excelentes restaurantes, bistrôs e bares para degustação de vinhos. Recentemente testamos alguns, cada um deles por uma razão específica.

Grand Hotel & Spa de Bordeaux

Grand Hotel & Spa de Bordeaux

Conhecemos uma brasserie tradicional, a Le Bordeaux, atualmente sob o comendo do chef Gordon Ramsay e situada no melhor hotel da cidade, o InterContinental Bordeaux – Le Grand Hotel. O ponto é perfeito, no centro da cidade, passagem obrigatória de todo roteiro turístico. Qualidade suplementar, a brasserie abre todos os dias para café da manhã, almoço e jantar.

Brasserie Le Bordeaux

Brasserie Le Bordeaux

Ela se encontra no térreo e, nos meses quentes, suas mesas ocupam também a varanda diante da Ópera de Bordeaux.

A sala é confortável e o atendimento acolhedor e sorridente.

Carne macia e com gosto ligeiramente defumado

Carne macia e com gosto ligeiramente defumado

Devo ter degustado uma das carnes mais saborosas da minha vida, ligeiramente defumada com galhinhos secos de vinhedos. Preço 34 euros.

Todos os dias o Le Bordeaux apresenta um menu novo com produtos da estação. Este menu se chama VIP, very important produits. Vale a pena dar uma olhada. A entrada custa 11 euros, o prato 22 euros e a sobremesa 9 euros. O sommelier do hotel sugere duas taças de vinhos harmonizados com a entrada e o prato principal. Cada uma delas no valor de 6 euros.

Uma opção para quem procura um endereço bonito, central, tradicional e frequentado pela elite local. E os preços são equivalentes a qualquer brasserie francesa.

Testamos também um bistrô, um dos muitos que estão classificados como novos bistrôs e fazem parte do movimento bistronomie, quer dizer, jovens chefs que oferecem excelentes produtos, dominam perfeitamente a técnica culinária e se instalam em locais mais simples para praticarem um preço correto. Escolhemos o Miles, inaugurado em outubro de 2013, e acertamos em cheio. Ele é citado pelos guias Fooding, Gault e Millaut e pelo crítico gastronômico do L’Express.fr.

A pequena sala do Miles

A pequena sala do Miles

Pequeno bistrô situado no centro de Bordeaux em charmosa região cheia de ruelas e pequenas lojas interessantes.

Nos instalamos nas cadeiras diante do chef e sua cozinha. Gosto de observar os gestos e a preparação dos pratos.

Ovo poché

Ovo poché

Escolhemos o menu com um amuse bouche de lentilhas com mousse perfumada com coentro. Seguida por ovo poché a baixa temperatura e aspargos com geléia de algas.

A

Atum com puré de abóbora e cogumelos

Na sequência, atum com purê de abóboras e cogumelos com molho de vinagre.  E após, um filé mignon de vitelo com fenouil perfumado com baunilha. Para fechar, bolo de maçã com sorvete de rhubarbe.

Bar e restaurante do Mama Shelter de Bordeaux

Bar e restaurante do Mama Shelter de Bordeaux

Nossa terceira escolha foi o restaurante do Hotel Mama Shelter de Bordeaux. Na realidade, nós queríamos nos hospedar neste hotel mas não conseguimos quartos. Como gostamos muito do restaurante Mama Shelter de Paris, gostamos do estilo Mama Shelter e tínhamos lido sobre o hotel de Bordeaux, fomos até lá conferir.

Vale a pena? Vale. Sobretudo pela descontração, pela decoração, pelos preços baixos e pelos pratos simples e saborosos.

Pedimos o menu do dia com entrada+prato ou prato+sobremesa por 18 euros.

Parmentier de pato

Parmentier de pato

Como entrada tivermos um creme de aspargos e prato principal um parmentier de pato, ou seja, carne de pato desfiada e coberta por purê de batatas e acompanhada por algumas batatas palhas e salada de folhas fresquinhas.

R

Rooftop do Mama Shelter de Bordeaux

O hotel possui um rooftop com vista para a cidade. Aliás, todos os rooftops do Mama Shelter são deliciosos e famosos. Sobretudo o de Paris.

O Mama Shelter possui hotéis em Paris, Marseille, Lyon e Bordeaux. O projeto é do designer Philippe Stark e a proposta é um hotel jovem, bonito, atraente, quartos simpáticos e preços acessíveis. Para uma estadia em um final de semana de novembro 2014 encontrei a diária de 129 euros.

Se quiser reservar um Mama Shelter, indicamos o site de reservas seguras Booking.com. Clique aqui.

Bar degustação do

Bar do CIVB

Escolhemos um final de tarde para degustarmos os excelentes vinhos da região. Nossa escolha foi o bar de degustação do CIVB – Conseil Interprofessionnel des Vins de Bordeaux. Situado no centro da cidade, diante do Ofício do Turismo de Bordeaux e ao lado da Opera, o lugar foi concebido para que os turistas conheçam e provem os vinhos da região.

Inaugurado em 2006 ele possui uma decoração agradável. Preste atenção na imensa tapisserie d’Aubusson pendurada atrás do bar/recepção e nos vitrais representando Apollon entre os vinhedos. Nos meses quentes, as mesas da varanda tem vista para o Grand Théâtre.

A carte de vinhos deste bar é extraordinária

A carte de vinhos deste bar é extraordinária

Degustar vinhos neste endereço se tornou, para mim, um ritual. Todas as vezes que passo por Bordeaux termino o dia aqui. Perfeito.

E se quiser consultar a carte de vinhos deste bar, clique aqui.

Clique aqui para ler o relato da nossa viagem de três noites em Bordeaux.

. Le Bordeaux: 2,5 Place de la Comédie, 33000, Bordeaux. Aberto todos os dias. Café da manhã das 7h as 10.30h; almoço das 12h as 14.30h; jantar das 19h as 22.30h. Aconselhamos reservar.

. Miles: 33 Rue du Cancera, 33000 Bordeaux. Tel. : 05 56 81 18 24. Aberto de terça a sexta das 12h até 14.30h e das 19.30h até 22h. Sábado das 19.30h até 22h. Aconselhamos reservar. Página Facebook do Miles, clique aqui.

. Mama Shelter: 19 rue Poquelin Molière 33000 Bordeaux. Tel. : 05 57 30 45 45. Aconselhamos reservar.

. Bar Degustation du CIVB, 3 cours du XXX juillet, 33000 Bordeaux.

Como ir de Paris até Bordeaux

  • Avião: a viagem de avião dura 1 hora. Veja aqui as melhores ofertas da Air France.
  • Trem: a viagem tem cerca de 3 horas de duração. Compre sua passagem antecipadamente – clique aqui – para garantir os melhores preços.
  • Carro: passando por Orléans, Tours. Belo passeio pela região do Vale do Loire. Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França aqui.
  • Ônibus: esta é a opção mais barata, mas também é a mais longa. A viagem tem cerca de 8 horas de duração. Consulte valores e faça a compra da passagem pelo site da empresa de ônibus OuiBus.

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para visiteparisape@gmail.com

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris