No dia 4 de outubro 2014, o evento Nuit Blanche será na Rive Gauche, a margem esquerda do rio Sena. À partir das 19h, você está convidado para seguir os itinerários do GRA – Grand Randonnée Artistique (1).

Todos os anos, no dia da Nuit Blanche, a arte se apodera da noite e tudo se torna possível. Em 2014 o itinerário do GRA vai te mostrar monumentos desconhecidos, obras de arte inéditas e pontos de vista surprendentes.

La Nuit Blanche é uma celebração da arte seja ela nos espaços públicos ou em interiores escondidos. Há mais de 12 anos este evento é um grande sucesso junto aos parisienses e turistas bem informados.

Algumas das obras de arte do evento ficarão para sempre visíveis no espaço público. Outras serão desmontadas quando o sol raiar.

O GRA se compõe de seis circuitos interligados e marcados por uma linha azul no chão.

Pegue o mapa do GRA disponível nos pontos de informação do Time Out Paris e siga esta marcação. Caminhe por Paris a noite toda. Vários bares e restaurantes ficarão abertos durante a madrugada. Nas caravanas do Time Out você obtém também os seus endereços.

As caravanas estão na Esplanada do Hôtel de Ville, das 15h até 2h da manhã; na Gare Austerlitz das 19h até 3h da manhã; na Gare Montparnasse das 19h até 3h da manhã.

Alguns exemplos do circuito do Quartier Latin.

Escultura de

Escultura de Jenkins

. Perto do Panthéon você verá uma obra de Mark Jenkins, artista americano que cria personagens com fitas adesivas e em seguida as coloca em situações insólitas.

Escultura de

Escultura de Le Guillerm

. Perto do Panthéon você verá também a obra de Johann Le Guillerm composta de centro e trinta peças de madeira de três metros de comprimento. Sem prego, sem parafuso, sem cola e sem corda, as peças estão em equilíbrio graças à pressão exercida entre elas.

Alguns exemplos no circuito Hotel de Ville.

Instalação de

Instalação de Berrada

. No interior do Hotel de Ville, Hicham Berrada, artista marroquino, apresenta uma instalação com diferentes produtos químicos. As reações produzidas serão videoprojetadas, em direto, sobre uma tela gigante. À medida que ele experimenta novos elementos, as formas e cores aparecem e desaparecem como a metáfora da vida. A performance será acompanhada por um eco sonoro sob o controle de um músico.

O artista

O artista Yamamoto

. O artista japonês Motoi Yamamoto cria belos desenhos chamados meditativos. Com muita paciência, ajoelhado ou assentado no chão, o artista passa horas traçando com sal, símbolo da vida e da purificação, imensos desenhos brancos. Como um monge em pleno ritual de preçes. Para a Nuit Blanche ele desenhará na Sala das Tapeçarias do Hotel de Ville, uma obra monumental e efêmera.

(1) Aqui na França, todos conhecem a sigla GR. Os franceses adoram percorrer  circuitos oficiais de caminhada chamados GR (Grande Randonnée). Um dos mais bonitos é o GR20, vinte sendo o código postal da Córsega.

Veja o programa completo da Nuit Blanche aqui.


França Entre Amigos oferece transfers, traslados e passeios privativos de carro com motorista brasileiro por Paris e pela França.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.