Aprender sobre arte se divertindo. Essa é a proposta do Musée en Herbe para crianças a partir de 3 anos.

O museu organiza exposições temporárias sobre artistas e movimentos específicos e, além da exposição de obras, cria jogos e brincadeiras tornando a visita interativa e super divertida para os pequenos.

A exposição atual é sobre o Novo Realismo, movimento francês surgido nos anos 60 que reuniu Niki de Saint-Phalle (a única mulher) e outros grandes artistas da França como Yves Klein, Cesar, Arman, Jean Tinguely, entre outros.

Antes de entrar na exposição, as crianças devem se preparar para a exploração, vestindo coletes e capacetes.

Entrada à caráter na exposição

Entrada à caráter na exposição

No pequeno e simples salão do museu, aproximadamente 60 obras estão expostas. As crianças maiores recebem um livreto com algumas missões a serem cumpridas como, por exemplo, descobrir qual é a palavra escrita em um dos cartazes do artista François Dufrêne.

Qual é a palavra?

Qual é a palavra?

Em seguida, após descobrirem César e suas obras com objetos comprimidos, as crianças criam suas próprias esculturas com latinhas de Coca-Cola amassadas.

Esculturas com latinhas de Coca-Cola para descobrir César

Esculturas com latinhas de Coca-Cola para entender a obra de César

A próxima etapa é entender os trabalhos de Arman, que usava lixo para compor suas obras, e de Niki de Saint-Phalle, que as crianças já conheciam por causa da famosa fonte Stravinsky que fica ao lado do Beaubourg.

2014-08-26 12.34.37

Tecidos e embalagens para descobrir as obras de Niki de Saint-Phale e de Arman

Depois, partem para uma brincadeira de arqueologia para entender a incrível obra-instalação Déjeuner Sous l’Herbe,  em que o artista Daniel Spoerri organizou um grande almoço para seus amigos em um jardim e, ao terminar, enterrou toda a sobra. Após vários anos, o almoço foi desenterrado – as sobras arqueológicas estão expostas no museu.

Brincando de arqueologia

Brincando de arqueologia

Quando eu contei às crianças que íamos em um museu que ensinava os meninos a gostar de arte, elas me olharam desesperadas, convictas que estavam entrando numa fria. Mas bastou vestir o colete e o capacete para a desconfiança desaparecer.

O mais incrível do museu é a simplicidade da proposta. As brincadeiras são básicas – empilhar lata, brincar com tecidos. Não há jogos em computador e nem uma grande tecnologia. E mesmo assim, encanta as crianças de todas as idades.

O museu oferece ainda workshops, com monitores, que apronfundam a brincadeira e a compreensão das crianças. Em francês, mas mesmo sem falar a língua as crianças se divertem.  É preciso fazer reserva.

Le Musée en Herbe

21 rue Hérold | 75001

Aberto diariamente das 10h às 19h

Metrô: Les Halles, Palais Royal ou Sentier

www.musee-en-herbe.com

PCCConheça o guia Paris com Crianças, escrito por Adélia Lundberg com dicas do Conexão Paris. À venda na nossa Lojinha.