Li recentemente uma matéria, publicada no site do Spotify, sobre a relação entre medo de avião e música. Como faço parte dos infelizes deste grupo, dei uma olhada no artigo.

Spotify pediu a uma psicóloga, especialista em ansiedade, uma playlist capaz de acalmar viajantes estressados.

A psicóloga em questão, Dr Spelman, parte do pressuposto que quando nossa respiração acompanha um ritmo calmo e controlado, ela relaxa a tensão muscular, que por sua vez reduz a frequência cardíaca e a pressão sanguínea e, no final da cadeia, a ansiedade.

De acordo com Dr. Spelman, a ansiedade provocada pela viagem de avião é causada por pensamentos irracionais que criam uma ameaça exagerada e imprópria à realidade dos fatos. A música pode estimular certas estruturas do nosso cérebro ligadas às emoções e participar efetivamente do controle da ansiedade.

A playlist da psicóloga, que deve ser ouvida antes e durante o voo, é uma mistura de gêneros diversos. Entre as músicas escolhidas temos Someone Like You da Adele, Orinoco Flow de Enya, Piano On The Beach de Liborio Conti.

Achei a proposta interessante e vou tentar a experiência. Das músicas acima citadas, não conhecia nenhuma. Após pequena pesquisa no YouTube, cheguei à conclusão que vou criar minha própria lista. Tenho alergia severa a músicas tipo New Age, como Piano On The Beach.

Minha cara metade francesa, que no exercício da sua profissão de dentista usou os recursos da sofrologia, sugeriu para minha playlist o Concerto número 21 de Mozart, sobretudo o segundo movimento comumente chamado Elvira Madigan.

Depois eu conto se Mozart foi um remédio eficaz contra o stress da duplinha decolagem/aterrissagem.

Um pequeno apêndice para  explicar que Elvira Madigan foi uma jovem artista de circo que se apaixonou por um aristocrata sueco. Eles viveram, em 1888, um amor louco e proibido durante alguns meses. Ele tinha 35 anos e ela 21 quando se suicidaram. Em 1967 foi lançado um filme sobre a vida de Elvira Madigan e Sixten Sparre cujo trilha sonora  usa o concerto por piano número 21 de Mozart. O sucesso do filme foi imenso e a partir deste momento o concerto passou a ser conhecido como Elvira Madigan.


Acesse o site Minha Viagem a Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.

A Travel Wifi aluga dispositivos portáteis que fornecem conexão wifi e também vende chips para celular que funcionam na França e Europa.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.