Você é estudante e quer alugar um apartamento em Paris. Tarefa árdua. A oferta é escassa e os preços caros.

Para começar, conheça um certo número de expressões francesas necessárias para entender os anúncios e alugar um imóvel.

. Dossier à preparer para o proprietário, dossier à préparer pour le propriétaire

Quando você contatar o proprietário do apartamento ele pedirá uns documentos: a fotocópia do passaporte ou da carte de séjour; fotocópia da identidade do avalista; fotocópia que prove a renda do seu avalista ou a sua renda, como por exemplo atestado de bolsa de estudo; comprovante de domicílio do avalista; e um RIB, relevé d’identité bancaire, ou seja, seu endereço bancário. Seu banco fornecerá. Conselho, faça vários dossiers para dar à vários proprietários. Sem o avalista, garant, você não consegue alugar um apartamento. Normalmente os proprietários pedem um garant domiciliado na França. Se você não tiver avalista, a única solução é pagar vários meses adiantado.

. O aluguel e a taxa de condomínio, le loyer et les charges

Você paga o aluguel e a taxa de condomínio. Em alguns imóveis a água e o sistema de aquecimento do apartamento, chauffage, são coletivos e você não vai receber notas fiscais para pagar. Tudo estará adicionado no binômio aluguel+charges.

. O contrato de aluguel, contrat de bail ou contrat de location

Leia com atenção, antes de assinar, o contrat de location. Ele será escrito pelo proprietário e indicará o valor do aluguel, as condições para pagamento do aluguel e a duração do contrato.

. A caução, la caution ou le depôt de garantie

Na assinatura, o proprietário te entrega as chaves se você pagar uma caução. Normalmente ela é equivalente à um mês de aluguel. Você paga também, neste momento, o primeiro mês de aluguel. A caução será devolvida no final do contrato se você não estragou nada. O proprietário dá uma olhada para verificar se tudo está correto, isto se chama état des lieux.

. Verificação da situação do apartamento na entrada, état des lieux d’entrée

Antes de receber o imóvel, faça uma vistoria do apartamento com o proprietário. E anote tudo: manchas na parede, no solo, ladrinhos quebrados…Este ítem é importante. Já vi muitos brasileiros pagarem por danos feitos pelos inquilinos anteriores e que não foram assinalados na entrada.

. Seguro do apartamento, assurance habitation

Você é obrigado a fazer um seguro. A empresa ADH propõe seguros para estudantes a partir de 21 euros. Faça seu seguro via www.assurances-etudiants.com.

. Assinatura telefone e eletricidade, abonnement téléphone et électricité

Quando você mudar o telefone e a eletricidade não estarão disponíveis. Você tem que pedir à empresa EDF o início da sua assinatura e a expressão utilizada é: demander la mise en service du compteur électrique. Idem para o telefone. Neste caso você escolhe uma das operadoras: Free, Orange ou Bouygues.

. Aviso de devolução do apartamento, préavis de départ

Para devolver seu apartamento você tem que enviar uma carta registrada, lettre recommandée avec accusé de réception, três meses antes da data. Se você alugou um apartamento mobiliado o préavis é de um mês.

. Reembolso da caução, remboursement de la caution

Antes de devolver as chaves, faça a vistoria com o proprietário, état des lieux, e ela será comparada com o da entrada. Se tudo estiver correto, a caução será devolvida. Mas o proprietário tem 2 meses para te devolver o valor.

Termos utilizados para a descrição dos imóveis

Para procurar um apartamento nos sites de locação ou jornais, melhor conhecer os termos utilizados para a descrição dos imóveis.

Uma studette, ou uma chambre de bonne estão normalmente situadas no sexto ou sétimo andar sem elevador. Elas se encontram em prédios chics dos bairros nobres de Paris. Elas eram ocupadas, nos séculos passados, pelos domésticos dos moradores. A maioria não possui WC e todos devem dividir um no corredor. Algumas possuem ducha, outras não. Elas medem entre 9 e 17m². Aluguel entre 500 e 800 euros.

Um studio é um quarto com banheiro. Alguns proprietários chamam suas studettes de studios. Verifique bem a metragem. Um studio deve medir entre 18 e 35m². Aluguel entre 650 e 900 euros.

Um apartamento possui duas peças ou mais e deve medir à partir de 35m².

E para não pagar a comissão das agências imobiliárias, o melhor é usar a Centrale du Logement Étudiant. A inscrição é gratuita. www.lokaviz.fr.

Ou entao contatar o CROUS. Neste site você tem acesso a anúncios de apartamentos. Meu primeiro apartamento em Paris foi alugado através do CROUS.

A igreja americana e a igreja sueca possuem painéis com anúncios diversos: de apartamentos para alugar, móveis para vender e anúncios de empregos para estudantes. O endereço a igreja americana é 65 Quai d’Orday 75007 e o da sueca, 9 rue Médéric 75017.

O site da Prefeitura de Paris possui muitas dicas para estudantes. Clique aqui.

E abaixo uma lista de sites especializados em habitação para estudantes
www.adele.org
www.annonceetudiant.com
www.location-etudiant.fr
www.immojeune.com
www.switcharound.com/fr


como alugar um studio em ParisNa nossa agência online Minha Viagem Paris você vai descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.

 


França Entre Amigos oferece transfers, traslados e passeios privativos de carro com motorista brasileiro por Paris e pela França.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.