Como caracterizar a beleza das grandes cidades turísticas?

O que seria do Rio de Janeiro sem a natureza que a circunda? Todo a beleza desta cidade se encontra nas montanhas que a delimitam e que a subjugam. Rio é tributário da sua topografia grandiosa. Assim como o Rio, a beleza de Sidney e São Francisco se encontra nas suas baías e nas suas maravilhosas vistas panorâmicas.

Sainte Lucie da Tallano, Córsega

Sainte Lucie da Tallano, Córsega

A beleza de Veneza se relaciona também com sua topografia. Mas aqui assistimos a decomposição do belo e sua lenta decadência. Sua beleza é trágica e está sublimada pelo perigo de submersão.

Paris, ao contrário, possui uma beleza imposta. Ela é o resultado da busca de harmonia. Os homens que a construíram calcularam meticulosamente suas avenidas, suas praças e seus monumentos. Paris é bela graças aos seus conceptores, arquitetos e artistas. Graças à suas perspectivas, às suas pontes, aos prédios que margeiam o Sena. Paris é como Barcelona, Viena e Saint Petesbourg. Elas devem tudo à genialidade dos seus arquitetos.

Existe uma outra forma de beleza, vertical e mineral. Hong Kong e Manhattan são belas em função da densidade urbana e o arranha-céu faz parte da essência destas cidades. A beleza aqui está relacionada com aglomeração, aglutinação e compressão da densidade.

Até agora falamos da beleza das metrópoles famosas, dos panoramos grandiosos e das vistas inesquecíveis. Deveríamos procurá-la também na escala micro, lá onde ela se esconde. A beleza de uma ruela de um bairro desconhecido, de uma pequena praça de uma cidade perdida nas montanhas, de uma escultura na fachada de uma igreja antiga, na visão de uma pequena cidade do interior da Córsega.

Deveríamos procurá-la sempre, para não perdermos o prazer do inesperado.

Artigo inspirado no texto de Edwin Heathcote publicado no Financial Time e intitulado Building the ideal city.


Museu Bourdelle

O guia do Conexão Paris 5 Roteiros em 4 Dias é ideal tanto para quem está indo pela primeira vez a Paris, quanto para aqueles que já visitaram a cidade e desejam descobrir os segredos dos parisienses. São cinco roteiros exclusivos que podem ser percorridos em, no mínimo, quatro dias. À venda no site Minha Viagem Paris, clique aqui.


França Entre Amigos oferece transfers, traslados e passeios privativos de carro com motorista brasileiro por Paris e pela França.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.