G

Guillaume Gomez

A política divide os homens, a mesa os reúne. Esta é a frase preferida de Guillaume Gomez, cozinheiro chef do Elysée, o Palácio do Govêrno Francês.

Sinal de que a gastronomia está sendo encarada de outra forma, Guillaume Gomez foi convidado para dar conferências no aristocrático Institut d’études politiques de Paris.

Esta escola propõe cursos em ciências sociais e relações internacionais. Para alunos ávidos de informações, Gomez explicou seu percurso, contou como decidiu ser chef dos chefes de estado e relatou sua experiência nos bastidores do poder.

Gomez acredita que sua verdadeira missão é fazer propaganda da gastronomia francesa junto aos convidados estrangeiros que passam pelo palácio. Para ele, a gastronomia é um dos temas importantes do patrimônio cultural de uma nação.

E, prova que a gastronomia incorporou a área dos estudos diplomáticos, li recentemente que a School of International Service de Washington introduziu os estudos das relações internacionais sob o prisma culinário. A comida pode ser não somente um instrumento para favorecer a compreensão cultural entre os países como também um meio de comunicação importante.

Le

Os chefs dos chefes

Não sei se vocês sabem da existência de um clube hiper fechado chamado Le Club des Chefs des Chefs, uma associação gastronômica exclusiva.

Este clube foi fundado em 1977 por Paul Bocuse, legendário chef francês para reunir os chefs dos chefes de estado. Eles organizam anualmente um jantar e cada ano a sede deste encontro é um país diferente. Cada reunião é ocasião para as autoridades de recebê-los oficialmente como embaixadores gourmands dos seus países.

Os chefs dos chefes já foram recebidos na Maison Blanche por Reagan, Clinton e Obama. A Paris por Hollande, em Berlim por Angela Merkel, em Stockholm pelo rei da Suécia, a Ottawa por Jean Chrétier, Primeiro Ministro do Canadá, em Mônaco pelo Príncipe Alberto, em Roma por Giorgio Napolitano, em Moscou por Medvedev e tantos outros.

Filme

Filme Les Saveurs du Palais

E para terminar, o filme francês Les Saveurs du Palais retrata a relação de amizade entre a chef da cozinha do Elysée e o Presidente. Excelente filme.