Após alguns dias de férias no eixo Córsega/Suiça, estou de volta com um artigo sobre um excelente restaurante em Lyon. Ao invés de pegar um voo Genebra/Ajaccio, peguei o trem TGV Genebra/Lyon para rever esta cidade maravilhosa e testar novo restaurante da constelação Bocuse dirigido por uma chef brasileira.

Restaurante Marguerite

Restaurante Marguerite

A casa do restaurante pertenceu à um dos irmãos Lumières, personagens importantes na história do cinema e da fotografia. Esta mansão, parte do patrimônio histórico de Lyon, foi comprada em 2013 pelo chef Paul Bocuse para aí instalar o Restaurante Marguerite, inaugurado no final de 2013.

Sala do Marguerite

Sala do Marguerite

As obras respeitaram a decoração original Art Nouveau e Marguerite é um espaço agradável, acolhedor com duas salas elegantes e um jardim agradável nos dias ensolarados.

Ta

Tabata Bonardi

Bocuse, pela primeira vez na vida, colocou uma mulher na direção de um dos seus restaurantes, a chef brasileira Tabata Bonardi.

O serviço é impecável, descontraído e sorridente.

No cardápio temos um menu do dia por 44 euros com entrada+prato+sobremesa. Desta vez não testei o menu. Já que tinha feito a viagem para degustar a cozinha de Tabata, escolhi os pratos que me atraíram no cardápio.

Amuse bouche

Amuse bouche

Como amuse bouche, sopa fria de melão com pedacinhos de presunto cru.

Oeufs pochés

Oeufs pochés

A entrada (14.50 euros), sublime, eram ovos pochés dentro de uma emulsão de avelãs acompanhados por cogumelos giroles.

Pigeon rôti et purée de patate douce

Pigeon rôti et purée de patate douce

O prato principal (36 euros), coxas de pombo assadas acompanhadas por uma torta feita com carne de pombo cozida, cebolas e temperos variados. Acompanhava este prato, pirê de batatas doce e cebolas caramelizadas no suco de verveine.

Chocolat noir et glace moka

Chocolat noir et glace moka

A sobremesa (7.50 euros), tortinha de chocolate amargo e sorvete de café.

Petit gâteau

Petit gâteau

Na realidade, um petit gâteau muito bem preparado sobre uma massa de torta crocante. Delicioso.

Retornarei, sem dúvida alguma. Pela cidade e por esta cozinha tradicional e saborosa.

Marguerite: 57 avenue des Frères Lumière, 69008 Lyon.

E sugiro à você incluir Lyon nas suas viagens pela França. Você pode passar por Lyon no seu roteiro da Borgonha (leia aqui) ou então a caminho da Provence e da Côte d’Azur.

Como ir de Paris até Lyon

  • Avião: a viagem de avião dura 1 hora. Pela Air France, você pode comprar a passagem direto do Brasil para Lyon, fazendo uma parada grátis em Paris (na ida ou na volta). Veja aqui as melhores ofertas da Air France.
  • Trem: a viagem tem 2 horas de duração. Compre sua passagem antecipadamente – clique aqui – para garantir os melhores preços.
  • Ônibus: esta é a opção mais barata, mas também é a mais longa.  A viagem tem cerca de 6 horas de duração. Consulte valores e faça a compra da passagem pelo site da empresa de ônibus OuiBus.
  • Carro: a viagem dura cerca de 4h30. Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França aqui.