Do dia 17 de setembro até 2 de fevereiro 2015, o Grand Palais apresenta a artista francesa Niki de Saint Phalle. Se estiver em Paris nesta época não perca esta exposição.

Les Nanas

Les Nanas

7 Septembre 2014 – 02 Février 2015
7 Septembre 2014 – 02 Février 2015

Niki de Saint Phalle é uma das artistas mais populares do século XX. Ela se tornou conhecida do público, sobretudo americano e europeu, através das suas célebres Nanas, imensas esculturas feitas de papier marché ou gesso representando a mulher e seus papéis ancestrais.

Niki é de família aristocrata, passou sua infância e adolescência nos Estados Unidos e as férias de verão na França, no castelo de Filerval construído por Le Notre.

Niki de Saint Phalle

Niki de Saint Phalle

De 1948 a 1949 ela trabalhou como manequin com fotos na Vogue e Harper’s Bazaar. No início dos anos 1950 ela começou a pintar.

Niki e suas obras "Tiros"

Niki e seus “Tiros”

No início da sua carreira de pintora, Niki ficou conhecida pelas suas pinturas chamadas “Tiros”. Com uma arma ela atirava em saquinhos de pintura colorida suspensos em uma tela colada na parede. Com esta performance ela chamou a atenção dos grandes nomes do mundo artístico da época e passou a frequentar Jasper Johns, Robert Rauschenberg, John Cage.

Praça Igor Strasvinsky. Foto Claudio Perpétuo

Praça Igor Strasvinsky. Foto Claudio Perpétuo

Em 1960 ela se separa de seu primeiro marido, Harry, para viver com o artista Jean Tinguely com quem ela realiza inúmeros projetos. Entre eles as esculturas/fontes da Praça Igor Stravinsky ao lado do museu Centre Pompidou em Paris.

Jardim dos Tarots

Jardim dos Tarots

Sua obra foi influenciada pelo artista espanhol Gaudí, sobretudo pelo Parc Güel. Já famosa e no final da sua carreira ela conseguiu construir, na Toscana, seu Jardim dos Tarots, cujas esculturas são inspiradas nas cartas do Tarot. As 22 esculturas deste parque, inaugurado em 1998, foram realizadas com ajuda de Tinguely.

A Gruta em Hannover

A Gruta em Hannover

Uma das suas principais obras é A Gruta, instalada no Grand Jardin Jerrenhäuser de Hanovre. Niki transformou o interior deste espaço em verdadeira obra de arte. São salas decoradas com mosaicos, vidros e pedaços de garrafas coloridas. Todas elas com esculturas de plástico representando a Vida do Homem.

Em 1990 foi inaugurado no Japão, em Nasu, um museu dedicado à Niki de Saint Phalle.

Niki morreu em 2002 por causa de uma longa infecção pulmonar causada pela inalação do poliester, material que ela utilizou nas suas obras.

Deixamos aqui uma sugestão: após a exposição, para que o programa fique completo almoce ou jante no delicioso restaurante do museu, o Mini Palais. Clique aqui para saber mais.

Reserve já o seu ticket clicando aqui.

Grand Palais, avenue Winston Churchill, 75008 Paris. Fechado nas terças. Aberto nos outros dias das 10h até 20h.

Se quiserem ver fotos da Gruta, cliquem aqui.


A Travel Wifi aluga dispositivos portáteis que fornecem conexão wifi e também vende chips para celular que funcionam na França e Europa.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.